logo RCN

Contorno Viário

  • - Início da sub-base para pavimentação está previsto para fevereiro

Com o prazo de conclusão para esse ano de 2017, o Consórcio Terramax/Britter acelera os trabalhos naquela que é umas das maiores obras já realizadas em Seara.

O Contorno Viário tem investimentos do governo do Estado de cerca de R$ 30 milhões por meio do Pacto Por Santa Catarina.
No período das festas de fim de ano as atividades diminuíram de intensidade, mas, conforme o engenheiro civil responsável pelo Contorno, Jean Pier Vacheleski, os trabalhos não pararam, especialmente no trecho dos quilômetros 1 e 2, na região de linha Vani, onde uma frente continua com os serviços de escavação, terraplanagem e aterro. Nas próximas semanas também devem ocorrer detonações de rochas, seguindo a programação das equipes.
As obras também avançaram de forma gradativa no trecho que compreende a região de Rui Barbosa e entre as comunidades de Encruzilhada Santa Cruz e Rosina Nardi, onde os trabalhos no momento estão paralisados, mas devem ser retomados na próxima semana com o fim das férias de uma equipe de funcionários. "Com a equipe completa serão três frentes de ação com cerca de 30 pessoas envolvidas, agilizando as obras a partir do final de janeiro", destaca o engenheiro.
Ainda de acordo com o engenheiro Vacheleski, a partir de fevereiro já inicia a primeira fase de pavimentação em alguns trechos. "Não será o asfalto ainda, mas a sub-base, também conhecida como rachão, além de uma camada de brita graduada nos trechos em que o serviço de terraplanagem já estiver concluído, que serão os primeiros três quilômetros", explica.
Com uma extensão de cerca de 9,42 quilômetros, a estimativa do Consórcio Terramax/Britter é que até o momento cerca de 45% da obra estão concluídos. "Estamos praticamente com metade da obra pronta e pretendemos concluí-la no prazo estipulado, mas não dá pra garantir, pois as questões climáticas também interferem", ressalta o engenheiro.
Existe a preocupação em relação a uma ponte sobre o Rio Caçador na região de Linha Bernandi, que não foi orçada no projeto inicial da obra, ficando de fora do orçamento previsto pelo Estado.
Histórico
As obras no Contorno Viário de Seara, que inicia próximo ao trevo de acesso a Xavantina na SC-283 e termina na SC-155 em linha Bernardi, começaram em 11 de julho de 2014 com prazo inicial de um ano para a conclusão, mas pendências financeiras paralisaram a obra por diversas vezes. Em agosto de 2015 Consórcio e Governo do Estado estipularam um cronograma de atividades e pagamentos prevendo a conclusão da obra em dois anos, período que expira em agosto de 2017.

Anterior

Exportações da JBS de Seara sofrem redução

Próximo

O recomeço de Rafael Henzel

Deixe seu comentário

Geral