logo RCN

Controle feito nas propriedades

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Saúde, tem realizado trabalhos de orientação e monitoramento junto aos produtores rurais sobre a brucelose.

Conforme a médica-veterinária da pasta, Kalinka Schimitti da Silva, seis propriedades estão com processo de acompanhamento de sanidade. "Nesses locais a cada 30 dias estão sendo realizados exames de brucelose individual nos animais e os que tiverem resultado positivo estão sendo separados e abatidos". Acrescenta que cerca de 60 bovinos foram abatidos em Seara até agora. O monitoramento das propriedades iniciou em novembro do ano passado após a confirmação dos primeiros focos.
A maior apreensão é com a possibilidade de disseminação da doença. Em função disso, a Secretaria está realizando a coleta de leite diretamente do tambor. "Estamos aplicando um exame no tanque de leite em que a gente consegue detectar a brucelose. Essa análise é bancada pelas secretarias da Saúde e Agricultura, mas se der reagente o produtor é avisado e terá que fazer os exames individuais dos animais. O exame de cada bovino pelo soro é pago pelo agricultor".
A profissional ressalta que algumas comunidades foram visitadas nas últimas duas semanas e que o roteiro segue nos próximos dias. "Nosso objetivo, se der tudo certo, é entre outubro e novembro ter finalizado essa coleta. Nossa meta é fazer as análises em 780 a 800 propriedades do município".
Segundo Kalinka, o produtor que quiser fazer o exame individual do rebanho pagará R$ 15 por animal. "Só estamos pedindo um pouco de paciência, porque estamos com uma carga grande de serviço. Tem bastante produtor fazendo o controle de sanidade da propriedade".
Orientações
A médica-veterinária enfatiza que a preocupação com a doença aumenta porque pode haver transmissão ao ser humano. "Nossa orientação é para as pessoas não consumirem queijos que não sejam inspecionados. Nossa maior preocupação é com relação a queijo, porque a bactéria tem uma duração muito grande". Para as pessoas que compram leite diretamente dos produtores, a orientação é ferver durante 15 minutos a 60 graus.

Anterior

Água será destaque em campanha

Próximo

Mais de 350 grupos mobilizados

Deixe seu comentário

Geral