logo RCN

Empresários ouvem propostas

A Associação Empresarial de Seara (Acis), em parceria com a Facisc, promoveu na terça-feira, 13, um debate político com os candidatos ao poder Executivo de Seara.

Com questionamentos variados sobre indústria e comércio, desenvolvimento econômico, saúde, investimento, incentivo ao comércio local, infraestrutura, agropecuária, área industrial e recursos naturais, Kiko Canale e Flavio Ragagnin (Por uma Seara Melhor) e Ladi Sgarbossa e Murilo Fracasso (Seara de Cara Nova) explanaram ideias e propostas.
Assumiram compromissos com a entidade e com as cerca de 200 pessoas que participaram do evento, sendo na maioria empresários locais, além de militantes das duas coligações. Ao final, receberam uma pauta de reivindicações do presidente da Acis, Gilson Michaelsen, e assinaram o documento como forma de comprometimento com a entidade.
O debate, que durou cerca de 90 minutos, teve nove rodadas de perguntas elaboradas pela entidade promotora e por associados. Os postulantes também fizeram mquestionamentos entre si. O programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que visa instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a evolução da cidade, envolvendo poder público, iniciativa privada e sociedade, foi o tema da primeira pergunta. Kiko disse entender o programa como uma importante ferramenta para alavancar o crescimento de Seara, visando equilibrar a queda do movimento econômico registrada nos últimos anos e ainda apresentar novas oportunidades às empresas. Já Ladi Sgarbossa defendeu a importância das oito câmaras técnicas que debatem ações em diversos setores e destacou que, com a proposta de inovação ao governo local, o DEL se mostra como uma ferramenta para guiar o rumo do desenvolvimento.
Sobre incentivos à economia e ao comércio e indústria locais, Sgarbossa citou o Orçamento Participativo como meio de fomentar o consumo nas empresas, uma vez que as obras são feitas em bairros e comunidades e muitas das compras ocorrem em Seara. Já Kiko Canale alegou que há decrescimento no número de empresas na cidade e lamentou os resultados negativos de movimento econômico, entendendo que é necessária responsabilidade e transparência no governo.
A saúde foi outro tema presente, aparecendo em três questionamentos. Kiko assumiu o compromisso de implantar o plantão de 24 horas no Hospital São Roque, destacando o potencial de Seara para se tornar uma referência regional, oferecendo serviços em parcerias com outras cidades próximas. Ladi Sgarbossa valorizou o investimento da atual administração com o Centro de Saúde e defendeu o trabalho preventivo que deve ser mantido junto à comunidade. Comprometeu-se em buscar especialistas, com destaque para pediatria.
Para o presidente da Associação, Gilson Michaelsen, o debate atingiu os objetivos propostos. Ele cumprimentou os candidatos pela postura e agradeceu a presença e o apoio dos empresários.
O medidador do debate foi o diretor-executivo da Facisc, Gilson Zimmermann.
Oportunidade de resposta
Os candidatos a vice-prefeito, Murilo Fracasso e Flavio Ragagnin, responderam questionamentos sobre infraestrutura e setor agropecuário. Sobre o primeiro tema, Murilo prega a realização de estudo sobre mobilidade e busca de recursos para obras que contemplem o setor. Ragagnin entende que há pontos críticos na cidade e, por isso, as pessoas precisam ser protegidas no momento em que os profissionais locais forem estudar o trânsito do município.

 

Anterior

Campanha contra a pólio vai iniciar

Próximo

Asfalto só depois da eleição

Deixe seu comentário

Geral