logo RCN

Estágio beneficia aluno e família

Mais de 50 alunos do curso de Agronomia da Unochapecó realizaram em julho o estágio de vivência em Seara. Emerson Ferão foi um dos estudantes que participou.

Natural de Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul, afirma ter vivenciado um novo aprendizado, diferente do que costuma ver no seu dia a dia. "De mais positivo aponto a troca de experiência. Estou no campo, mas mais voltado aos grãos. E conhecer novas atividades em que na faculdade a gente só tem o teórico é importante".
Ele fez o estágio na propriedade de Diego Biondo, em linha Santa Lúcia, e destaca que foi importante devido a diferença observada entre teoria e prática. "Nem sempre o que você vê na teoria consegue aplicar 100% na prática. No dia a dia, às vezes temos que modificar um pouco".
Emerson ressalta que a dificuldade foi a distância da família durante o período. "Eu e minha esposa fizemos Agronomia e temos um filho de quatro anos. O mais difícil foi ficar longe e sem poder conversar nesses dias". De acordo com ele, a primeira etapa foi a vivência, que resultará em um histórico da família que o recebeu a ser entregue em novembro.
O gerente da Secretaria da Agricultura de Seara, Ezequiel Giaretta, acompanhou os alunos de Agronomia durante o período em que permaneceram no município. Segundo ele, o estágio iniciou no dia 16 de julho e encerrou no dia 30. "São alunos do quarto e quinto períodos da Unochapecó, que vêm aprender junto com as famílias como é a verdadeira realidade no campo, como funciona a agricultura familiar e sobre o dia a dia na roça. Aqui eles tiveram uma boa experiência, porque vivenciaram de tudo, desde agroindústria familiar, produções variadas, em grande e pequena escala, propriedades orgânicas e convencionais", enfatiza.
Giaretta explica ainda que nesse primeiro momento é feito o levantamento dos dados para o histórico que serão entregues pelos alunos em encontro marcado para novembro. "Eles já deixaram para a família a missão de escolher um tema ou atividade que queiram trabalhar no futuro para eles fazerem o projeto. Em abril do ano que vem os alunos voltam para ficar mais uma semana e montar o projeto", ressaltou o gerente.

Anterior

Comissão escolhe melhores trabalhos

Próximo

Programação inicia em Seara

Deixe seu comentário

Geral