logo RCN

Fiéis enfrentam o mau tempo em Salete

A fé e a devoção foram mais fortes que a chuva que insistiu em cair no domingo, 18, dia de Romaria até o santuário de Nossa Senhora da Salette, em linha Salete-Seara. A procissão neste ano saiu do bairro São João.

Ao longo do trajeto, foi ganhando mais adeptos, que, sem se importar com o barro e a chuva, seguiram em caminhada até a comunidade. No trecho, muita oração, momentos de agradecimento e de reflexão. Os cânticos religiosos também estavam presentes.
Os romeiros foram acompanhados pela viatura da Polícia Militar, que abria caminho, cavaleiros que conduziam as bandeiras do Estado e do município e devotos que se revezavam para levar a imagem de Nossa Senhora. Por volta das 9h20, eles chegaram ao Santuário, onde agradeceram pelas bênçãos recebidas e fizeram novas preces.
A garoa se transformou numa chuva mais intensa e os devotos se dividiram entre os dois pavilhões para se acomodar e acompanhar a celebração conduzida pelos padres de Seara e os saletinos, além de ministros e grupos de canto de várias comunidades e bairros. Alguns religiosos optaram em permanecer na frente do altar com a proteção de guarda-chuvas.
De acordo com os membros da comunidade, cerca de três mil pessoas participaram da Romaria. Eles consideraram o número positivo em função do mau tempo registrado no último domingo. Acrescentaram que neste ano a movimentação no sábado foi surpreendente. E na madrugada de domingo, antes de começar a chover, muitos devotos estavam no Santuário. Houve também boa participação de religiosos na celebração realizada na sexta-feira na Missa dos Trabalhadores.
Além da celebração, a programação contou com adistribuição de sementes e chás, almoço, reza do terço e bênção. Depois do momento de oração um terço foi lançado e conduzido por balões. Ele foi encontrado ainda no domingo à tarde na propriedade da família Dutra, em linha Três Fronteiras.
A Romaria de Nossa Senhora da Salette é a principal festa religiosa de Seara e todo ano atrai centenas de fiéis de municípios da região e de outras cidades, a exemplo de Palotina-PR e Jaraguá do Sul, que vieram de ônibus. Paulo Bonissoni reside em Xanxerê e pelo quarto ano participa da caminhada até o Santuário. Neste ano ele fez o trajeto descalço. Explica que é devoto de Salette e que está pagando uma promessa feita no Santuário. Neste ano ele teve a companhia do amigo Lorival Zanluchi, de Seara, que participa da procissão há mais de 30 anos. Os dois afirmaram que pretendem continuar participando da Romaria.
Dona Adriana de Oliveira também fez a caminhada, acompanhada das duas filhas, Tainara e Kauane. Ela destaca que é o terceiro ano que participa e que é um momento de agradecer pelo desejo alcançado. "Eu tinha feito uma promessa e alcancei". Sugeriu a ampliação de lugar coberto para a missa.
Saldo positivo
Segundo os organizadores, apesar das chuvas, tudo o que foi adquirido para comercializar na cozinha foi vendido. Foram ainda 1.100 quilos de carne e 110 frangos. O lucro da festa será investido em melhorias na comunidade.

Anterior

Semana de palestras

Próximo

Campanha contra a pólio vai iniciar

Deixe seu comentário

Geral