logo RCN

Programação inicia em Seara

O projeto Setembro Verde foi criado no ano passado, ganhou corpo e tornou-se uma grande campanha pela conscientização da população por hábitos saudáveis através da alimentação saudável, preservação da vida e do meio ambiente.

A iniciativa é do Fórum das Entidades da Agricultura Familiar de Seara.
Esta segunda edição traz à reflexão a temática "Por que a água não é mais fonte de vida?". Os trabalhos iniciaram com a abertura do movimento no Auditório da Casa Paroquial no dia 26 de agosto. O segundo momento foi a participação na abertura da Semana da Pátria, dia 1º, na sequência ocorreu um pedágio para divulgar ainda mais a proposta. Na tarde de quinta-feira, a campanha foi associada à VII Jornada da Pastoral da Saúde, sob o tema "Bíblia, água e saúde", no Centro Comunitário.
Um dos principais momentos da programação foi a palestra do padre e doutor Adenir Rubini, que apresentou dados sobre a água em diferentes óticas. Pontuou que apenas 2,7% da água do planeta é potável. "Não existe vida onde não há água", reforçou. Além disso, lembrou que a saúde depende deste produto e que a cada ano dois milhões de crianças morrem em decorrência de doenças provocadas por água contaminada.
Outro dado alarmante é que metade dos leitos hospitalares do mundo está ocupado por pacientes com infecções relacionadas à água contaminada. Ainda segundo os índices apresentados pelo padre Rubini, 20% dos brasileiros não têm acesso à água potável. "As empresas de abastecimento no Brasil desperdiçam até 60% da água tratada. Somos os campeões mundiais em desperdício do produto". Enfatizou que a ONU prevê um futuro ainda pior, pois 40% da humanidade terão problemas com falta de água até 2025. Chamou à sociedade a seu compromisso e responsabilidade de no dia a dia cumprir com seu papel de economizar, não poluir e desenvolver ações para reaproveitamento da água, já que a tendência deste recurso um dia considerado infinito é estar cada vez mais escasso.
Organização satisfeita
O coordenador do Setembro Verde, Valdir Magri, avaliou positivamente todas as atividades realizadas até agora em cima da campanha. O administrador do Hospital São Roque, Márcio Sottana, também ficou satisfeito com o resultado da VII Jornada da Saúde em termos de participação, de programação e o tema abordado. A campanha será encerrada em outubro.
 

Anterior

Estágio beneficia aluno e família

Próximo

Desfile confirmado para quarta-feira

Deixe seu comentário

Geral