logo RCN

Safra é a melhor dos últimos anos

  • - Ismael e o pai Airton estão satisfeitos com a produção deste ano

A produtividade de milho deve aumentar consideravelmente neste ano, mas a área plantada em Seara teve pequeno acréscimo.

As informações são do engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Renato Tumelero.
Ele explica que o milho é o cereal mais produzido no mundo e não é diferente em Seara. "No início da safra tinha uma expectativa boa de preços, que estavam bastante elevados, e isso estimulou um pequeno acréscimo de área de plantio do grão, mas no município metade do que é produzido é para silagem. Os cerca de quatro mil hectares utilizados para a produção de grãos tiveram um ótimo desenvolvimento e grande parte está em fase de maturação".
A expectativa de colheita é de nove toneladas por hectare. "O que desestimula é que para quem comercializa está havendo queda do preço do milho".Tumelero explica que a estimativa é que os produtores searaenses colham cerca de 35 mil toneladas do produto. "Isso corresponde a no máximo a 5% do que é consumido pelo setor pecuário em Seara".
Segundo o engenheiro agrônomo, a área plantada no município praticamente se mantém. "As áreas se repetem anualmente. O que aconteceu neste ano é que foi destinado um pouco mais para grão e menos para silagem em função do preço diferenciado. Acredita-se que a metade da lavoura é para silagem". Acrescenta que agora inicia o preparativo para a safrinha e a tendência é de que o milho seja substituído pelo sorgo, que também é destinado para o consumo do gado leiteiro.
O produtor Airton Wermeier, de linha Altamiro Guimarães, juntamente com os filhos Ismael, Rafael e Daniel, tem apostado na produção de grãos. Ele destaca que neste ano o cultivo do milho ocupa 96 hectares entre a área da propriedade e terras arrendadas. "A produção está excelente. O tempo está colaborando". Informa que a produção é destinada para venda dos grãos. Afirma que trabalha com lavoura desde a adolescência. "Depois os filhos começaram a me ajudar e começamos a ampliar".
Além de investir na produção, a família Wermeier adquiriu equipamentos que facilitam o trabalho. "Compramos um secador de grãos e agora vamos ampliar e colocar mais um silo".
A família de Airton Wermeier não costuma plantar milho na safrinha, pois faz cobertura do solo para o próximo plantio.
Recorde
A estimativa é que o Brasil tenha uma safra recorde de milho esse ano. A expectativa é de que a colheita do grão chegue a ... milhões de toneladas.

Soja como alternativa Anterior

Soja como alternativa

Próximo

Um roteiro para curtir com a família

Deixe seu comentário

Geral