logo RCN

Seara tem duas mil pessoas na terceira idade

Cerca de 13% da população brasileira tem 60 anos ou mais. A tendência é de que este cenário aumente consideravelmente nos próximos anos.

De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por volta do ano 2050 haverá no país 73 idosos para cada 100 crianças. Os anciãos de hoje e de amanhã são aqueles que escreveram boa parte da história. Esta parcela da população merece respeito, admiração e atenção, pois passaram boa parte de suas vidas a construir o futuro da humanidade.
O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, instituído pela Organização das Nações Unidos, teve este propósito: sensibilizar a sociedade às questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar mais da terceira idade.
Em Seara, conforme a Secretaria de Assistência Social do município, há cerca de dois mil idosos.Aproximadamente metade deles são atendidos através dos 32 grupos formados na cidade e no interior. A secretária da pasta, a psicóloga Jordane Fabrin, informou que os atendimentos compreendem o repasse de informações, orientações, palestras, assistência física e psicológica, sem esquecer a parte fundamental da socialização. Destaca que os idosos searaenses são assistidos o ano inteiro. Através da parceria com a saúde local, dentre os atendimentos prestados estão o neurológico, o psicológico, a assistência social e de enfermagem. "Dentro da política da assistência social, nosso trabalho com o idoso é o atendimento em sua família. No CRAS, o trabalho é preventivo para que não tenham nenhum direito violado. Na média complexidade, quando houve problemas e foi rompido o vínculo familiar, há todo acompanhamento e restabelecimento do vínculo. Isso inclui qualquer tipo de violência desde a econômica até a física. Para os acamados, realizamos visitas domiciliares. A gente procura garantir todo amparo envolvendo as questões psicológicas, mentais, além da integridade física e moral".
Jordane citou ainda o trabalho artesanal, pedagógico, e eventos sociais para diversão e lazer da melhor idade. Ressaltou que os grupos têm espaços específicos para encontros de socialização. A novidade é o Centro Comunitário, que está sendo construído ao grupo do bairro Industrial. "Foi criado também o Fundo Municipal do Idoso, onde será depositado um percentual dos recursos para fins exclusivos nas atividades desenvolvidas com eles. Procuramos envolvê-los nas decisões, ouvir os anseios e necessidades. A Secretaria trabalha pela garantia do direito do idoso".
Carteirinha
No setor também é feita a Carteirinha do Idoso, que garante benefícios à categoria. Neste ano, em função do período eleitoral, não haverá evento específico para marcar a data.

Anterior

Tudo sobre o pleito deste domingo

Próximo

A longa recuperação de Raiane

Deixe seu comentário

Geral