logo RCN

Trabalho especial no rio Caçador

A campanha Setembro Verde, que surgiu através da iniciativa do Fórum das Entidades da Agricultura Familiar de Seara ainda em 2015 sob a luz da alimentação saudável e consumo consciente, vem recebendo respaldo não somente na região, mas em todo Estado, com vários municípios encampando a ideia.

Nesta edição, que tem como temática a água, várias atividades estão sendo realizadas desde o lançamento da programação, no dia 26 de agosto.
Houve pedágio, jornada da saúde, participação dos envolvidos no desfile cívico de 7 de setembro, na Romaria da Salette, cursos, entre outras ações que buscam difundir especialmente a preservação dos recursos naturais para a qualidade de vida do planeta de forma geral. Na sexta-feira, 16, o grupo realizou uma visita ao principal manancial da cidade: o Caçador. O objetivo, segundo o coordenador do Setembro Verde, Valdir Magri, era analisar a situação do rio que abastece o município. "A intenção era verificar quais os problemas que afetam o nosso rio".
Conforme Magri, dentre as situações constatadas estão a poluição com despejo de lixo, e, principalmente o mais crítico, o saneamento básico da cidade, cujo esgoto desemboca diretamente nas águas do Caçador. "Há pelo menos uns quatro ou cinco pontos no centro. Sobre o despejo de lixo não foi tanto, porque recentemente alguns grupos realizaram uma limpeza, mas ainda acontece. Tem também o problema do volume de água, que está reduzindo cada vez mais, e as construções que foram erguidas sobre o leito".
Acrescentou que a barragem de captação da Casan, responsável pelo tratamento e distribuição de água à população, necessita de melhorias. A conclusão é que a estrutura da barragem tem que passar por reformas, pois está comprometendo o volume de reserva de água e também a qualidade do produto distribuído fica questionável. A conservação da mata ciliar foi outro ponto destacado pelo grupo para que seja dada a devida atenção.
Valdir Magri informou ainda que, com os dados em mãos, deverá ocorrer um debate entre o grupo sobre o diagnóstico e depois fazer os encaminhamentos necessários. Na avaliação geral das ações, o coordenador assegura que "estamos bem felizes, porque conseguimos mobilizar a comunidade, tornar o assunto presente para reflexão das pessoas. A campanha está bastante exitosa, mas precisamos avançar mais, pois há problemas e precisamos buscar soluções".
Próximos eventos
Os próximos passos do Setembro Verde são atividades diversas no interior de Seara, bem como no início de outubro o encontro latino-americano em Chapecó. A programação se encerra com um seminário no Centro Comunitário no dia 7 de outubro.
 

Anterior

Novo CTG é fundado em Seara

Próximo

Semana de palestras

Deixe seu comentário

Geral