logo RCN

Vaca completa 37 anos

Um fato quase raro na região e que mostra o amor do homem pelos animais.

Malu, assim batizada pela família Bedin, de linha Santa Lúcia, é provavelmente a vaca mais antiga de Seara em atividade, criada com muito carinho, cuidado, dedicação e apreço há cerca de 37 anos.
Tudo começou no início dos anos 80, quando o agricultor Lucir Bedin, 69 anos, casado com dona Ana Lourdes Lorenzetti Bedin, 61 anos, estava disposto a adquirir mais uma vaquinha para melhorar o rebanho da propriedade, tendo em vista que a família aumentava com a chegada do filho do casal. O agricultor conta que "na época, a minha sogra, Maria Garghetti Lorenzetti, hoje com 86 anos, que ainda mora junto com a gente, queria uma vaca para que desse leite para criar o neto. Então fui até a propriedade do Valdir Bordignon, em rui Barbosa. Escolhi um animal que estava no potreiro e pedi se me vendia, pois tinha um filho pequeno pra criar. Ele ouviu a história, aceitou vender e fechei o negócio".
Bedin recorda que a vaca, da raça Jersey, já estava em lactação da primeira cria. "Ela dava bastante leite e contribuiu para sustentar nosso filho, o Franciel, que hoje tem 34 anos, e toda a família. Não me lembro o valor que paguei por ela, mas a tratei bem desde o início".
Alimentada com pasto, silagem e ração, a vaca Malu, nome dado por dona Maria, conforme Bedin, "sempre foi uma vaca forte e poucas vezes ficou doente. Pelas nossas contas ela deu cria dez vezes, mas acabou prejudicando o úbere, dando leite em apenas dois tetos". O agricultor destaca ainda que quando deixou de produzir leite, foi separada dos demais amimais e criada de forma diferenciada em um piquete, onde está até hoje. Com o passar do tempo, Malu ganhou a simpatia de todos os membros da família, em especial da sogra, que não deixou ninguém se desfazer dela. "Pensamos em vender a vaca, mas a dona Maria não deixou, pois para ela é como um animal de estimação. No fim das contas, é como se fosse parte da família.
Na propriedade, além do gado de leite, os Bedin tem lavoura e suínos de creche em integração com a JBS.

Anterior

Centro é inaugurado

Próximo

Água será destaque em campanha

Deixe seu comentário

Geral