100 ANOS DE COLONIZAÇÃO - Reportagem reconta um pouco das muitas histórias ao logo do tempo |
Seara Alimentos segue investindo
-
- Unidade de Seara é destaque no Grupo JBS
Gerente geral da JBS fala sobre a relação com a comunidade.
A Seara Alimentos comemorou 68 anos de fundação no dia 18 de novembro. Hoje pertencente ao Grupo JBS, a Seara é fruto da implantação de um frigorífico no município em 1956.
Nos últimos dias, o jornal Folhasete entrevistou com Anderson Fernandes, gerente geral da unidade de Seara. Ele falou sobre relação da empresa com o município e a respeito de investimentos na unidade e a parceria com a comunidade local e regional.
Confira:
FS - Qual a importância da data para a empresa?
Anderson: Reforçamos constantemente com nossos colaboradores a história e a tradição da empresa, dentro do nosso compromisso muito forte de ter sido o berço da marca. Procuramos mostrar o quanto fazer parte disso reforça o valor do nosso time, da nossa gente. Nesses quase 70 anos de história, temos muita gente antiga dentro da unidade, que traz consigo o conhecimento e a cultura que tanto enfatizamos diariamente em nossas conversas sobre cultura e valores. Essas pessoas com mais tempo de casa são o esteio do nosso esquema de aculturamento dos novos colaboradores.
Reforçamos também o compromisso com a sociedade de Seara e das cidades do entorno. Nossa história é pautada pela construção de um relacionamento sólido com diversas entidades da cidade. Recentemente, empreendemos na revitalização da sede da ADC Seara, um espaço destinado aos nossos colaboradores e aberto à comunidade, com áreas recreativas e esportivas. Isso traz a comunidade e as crianças para dentro da empresa, criando uma conexão ainda mais forte. Além disso, destacamos continuamente os resultados da unidade, que é a maior de Santa Catarina.
FS - Qual a importância de Seara para a empresa?
Anderson: A unidade de Seara é o maior parque fabril da companhia no Estado, com 4.000 colaboradores diretos. É a única planta da empresa que reúne produção de cortes de aves, suínos e processados. Além disso, somos abastecidos por uma rede com mais de 850 produtores integrados, entre aviários e granjas de suínos, e contamos com 14 empresas prestadoras de serviços na região, que geram cerca de 200 empregos indiretos.
FS - Que investimentos principais têm sido feitos na unidade de Seara?
Anderson: Investimos na atualização das estruturas de produção, na busca por melhores processos e no aumento da eficiência. Também vale destacar a reforma da sede da ADC Seara, que revitalizou um dos nossos principais ambientes de conexão com a comunidade e a revisão de tabela salarial, como um investimento direto nos nossos colaboradores.
FS - Quais as principais vantagens em ser um colaborador da JBS?
Anderson: Entre os principais diferenciais, destaco a solidez da empresa, o apoio que temos das diversas diretorias, e a cultura de trabalho simples, que se conecta muito com o nosso local e com a nossa gente. Além disso, oferecemos oportunidades de crescimento e construção de carreira, tanto localmente quanto fora da unidade e até fora do país, como é o caso de dois supervisores da nossa planta que foram trabalhar nos Estados Unidos em cargos de liderança.
FS - Quais as principais ações da unidade de integração com a comunidade searaense e regional?
Anderson: Temos várias ações importantes. Um grande exemplo é a creche Seara Sonho, que funciona 24 horas por dia e é um modelo para toda a companhia. Também há a ADC, que promove atividades recreativas e esportivas, além de uma forte sinergia com a Prefeitura de Seara e seus diversos órgãos, a Polícia Militar e outras instituições. A unidade está sempre de portas abertas para campanhas de saúde e para dialogar sobre formas de melhorar a vida da comunidade.
FS - Considerações finais:
Anderson: Reforço o nosso compromisso com a cidade de Seara e a comunidade da região. Agradecemos pela relação de carinho que sentimos das pessoas com a nossa planta. Famílias se formaram e se desenvolveram aqui dentro, e a comunidade entende que também faz parte dessa história. Usamos o termo “unidade” porque sentimos que somos, de fato, uma unidade: empresa e município juntos, compondo um só corpo na cidade.
Deixe seu comentário