SEARA - Beto se prepara para assumir a prefeitura
-
- Beto assume o comando do Executivo em 1o de janeiro
Futuro prefeito deve anunciar primeiros nomes da equipe no início de dezembro.
As últimas semanas do prefeito eleito de Seara, Beto Gonçalves, têm sido de muito trabalho, diálogo e planejamento. De acordo com ele, passado o momento de comemoração pós eleições, ele e o vice Flávio Zolet já começaram a se dedicar à transição de governo. “Tivemos várias reuniões com o prefeito Kiko (Canale) e a equipe da atual gestão para acompanhar o que está acontecendo e já planejar o próximo ano. Participamos também da construção do orçamento que estará à nossa disposição no ano que vem. Posso dizer que a transição está ocorrendo de forma tranquila. Até por a gente ter essa proximidade, ter feito parte do atual governo e ser da base do governo na Câmara de Vereadores, temos um diálogo franco, aberto e transparente”.
Recentemente Beto Gonçalves esteve na capital do Estado. “Estive em Florianópolis e visitei deputados que representam a região solicitando recursos. Além disso, estive também em Balneário Camboriú participando de um evento da FECAM voltado a todos os prefeitos eleitos. Neste domingo vou a Brasília, onde teremos um evento da Confederação Nacional de Municípios. Vamos aproveitar para visitar os gabinetes dos deputados e senadores de Santa Catarina”.
Quanto à montagem da equipe que integrará o Executivo Municipal a partir de 2025, o prefeito eleito destacou ao Folhasete que os partidos políticos que compõem a coligação (PP, PSD, PSDB e PL) estão fazendo suas indicações. “Nós criamos o Conselho Político-Administrativo com representantes de partidos e lideranças para que a gente possa fazer as melhores escolhas. Pedimos as indicações dos partidos e a partir disso vamos analisar os nomes e construir as melhores possibilidades. Claro que o melhor seria a gente assumir com a equipe cem por cento completa, mas eu vejo que as nossas prioridades no primeiro momento sejam a Saúde e a Educação, além da Agricultura, em função do período da silagem. Os setores principais deverão ter o secretário indicado e depois vamos montando o restante da equipe”.
Conforme Beto, algumas pessoas que fazem parte do primeiro escalão da atual gestão poderão permanecer nas funções. “Nós não temos nenhuma definição ainda e é importante frisar que não temos nenhum compromisso com os cargos comissionados do atual governo, mas devem ocorrer mudanças”. Vereadores eleitos também podem assumir cargos no governo. “Mas ainda não temos nenhuma definição”. Segundo Beto Gonçalves, as decisões com relação à formação da equipe devem ser formalizadas e anunciadas até a primeira quinzena de dezembro.
A participação dos atuais gestores Kiko Canale (prefeito) e Flavio Ragagnin (vice) na próxima administração ainda não está definida. De acordo com ele, ambas as lideranças vão contribuir com a nova gestão. “Eles construíram um grande legado na vida pública. Sabemos da importância que tanto Kiko quanto Flavio têm e vamos ouvir as suas opiniões. Quanto a fazer parte efetivamente do governo é uma definição que não temos ainda, mas temos certeza que de uma maneira ou de outra eles vão contribuir com a nossa gestão”.
A relação com a oposição, segundo o novo prefeito searaense, deverá ser tranquila. “Pretendemos fazer um governo bem aberto e sabemos a importância que a oposição também tem para o município. As ideias contraditórias são importantes, porque nos ajudam a encontrar possíveis falhas e resolver os problemas. Vamos construir um bom diálogo para que o município possa ganhar”.
Execução
Com relação aos compromissos de campanha, o prefeito eleito de Seara, Beto Gonçalves, afirma que “no primeiro ano não será possível tirar tudo do papel. Vamos trabalhar no decorrer dos quatro anos. A gente já estabeleceu algumas prioridades dentro do orçamento. Empenhamos um volume maior de recursos também para o interior em função da pavimentação rural e da criação do programa de incentivos, inclusive com aumento no subsídio de horas-máquina aos agricultores”. Acrescenta que “o primeiro ano será de ajustes, mas não deixaremos de cumprir com as nossas prioridades e com aquilo que a população espera e almeja”.
Deixe seu comentário