Fim de semana foi de intensas atividades em Itá
-
- Teve show da Família Lima
Shows, feira do agronegócio com exposição, concursos e muita gastronomia.
A programação comemorativa dos 69 anos de Itá encerrou no último domingo com grande participação do público e forte valorização do agronegócio, setor que é um dos pilares da economia do município. As atividades foram concentradas na Praça Dr. Aldo Ivo Stumpf, no Salão Paroquial e no entorno, reunindo exposição agropecuária, gastronomia e atrações culturais.
Um dos principais destaques foi a primeira feira totalmente voltada ao agronegócio. A exposição contou com animais, máquinas, implementos agrícolas, cooperativas e empresas do setor, proporcionando contato direto entre produtores e novas tecnologias. O secretário municipal da Agricultura, Jonas Vortmann, ressaltou a importância do evento como espaço de integração e negócios. “A Feira foi pensada para aproximar empresas e produtores, trazendo inovação, tecnologia e oportunidade de troca de experiências. Esse contato direto fortalece a agricultura e contribui para o desenvolvimento do município”.
Durante a programação técnica ocorreu a Mostra da Bezerra, com premiação em quatro categorias das raças Jersey e Holandesa. Ao final foi escolhido o animal soberano do evento, título que novamente ficou com a propriedade de Valdecir Stentzler, da comunidade de Borboleta Baixa, repetindo o resultado de edições anteriores. Diversos produtores foram premiados nas demais categorias.
A programação também destacou a suinocultura, com o tradicional almoço e o concurso gastronômico, que reuniram grande público no Salão Paroquial. O evento contou com o patrocínio master da Frigolaste, grupo industrial do setor de carnes. Representando a empresa, Altair Roberto Dalle Laste enfatizou que “ações como essa incentivam o produtor, fortalecem a cadeia produtiva e aproximam a indústria do consumidor”.
Na área da exposição animal o público conferiu exemplares da raça Tabapuã trazidos pelo expositor Valdecir Bonatto, da Fazenda São Roque, de Fragosos, em Concórdia. Natural de Itá e criador há cerca de 30 anos, Bonatto destacou a docilidade da raça, considerada uma das mais mansas entre os zebuínos, além de sua origem nacional. “É um gado fácil de manejar, muito tranquilo, ideal inclusive para apresentações ao público”, comentou.
O prefeito Clemor Battisti avaliou de forma positiva os festejos e a primeira exposição do agro integrada ao aniversário do município. Para ele, o evento representa reconhecimento a um setor que responde por mais de 55% da arrecadação de Itá. “Tudo foi feito com os pés no chão, sem comprometer as contas do município, mantendo o equilíbrio e a organização”, pontuou.
Atrações
Além das atividades ligadas ao agro e à gastronomia, a programação cultural atraiu grande público à Praça Central. No domingo os shows ficaram por conta da dupla Mariana e Mateus, da Família Lima e do grupo Som do Sul. No sábado se apresentaram a banda Ébanos e Rogério Magrão. A sexta-feira contou com a realização do Filó Municipal.
Deixe seu comentário