Festa teve grande participação
-
- Cerimônia de envio dos 41 Ministros da Eucaristia
Celebração contou com envio de novos ministros que atuarão na paróquia de Seara.
O domingo, dia 21 de junho, foi de sol, celebração e muita festa em Seara. A Igreja Católica realizou a tradicional festa em Honra a Santa Ana, padroeira da Igreja Matriz. O evento reuniu grande público em uma programação marcada pela fé, união e confraternização.
Pela manhã a celebração da missa na Igreja Matriz, momento que teve como destaque o envio de 41 novos ministros e ministras da Paróquia São Daniel. A cerimônia contou com a participação de fiéis de diversas comunidades do município e foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Chapecó, padre searaense José Tarcízio Hentz, que atuou em Seara de 2020 a 2025.
Após a celebração religiosa, que também teve a participação dos padres Itamar Belebom e Cleber Pagliochi, a festa seguiu no Centro Comunitário, ao lado da Igreja, onde foi servido o tradicional almoço festivo com completo serviço de copa e cozinha. Depois de alguns anos, a parte social da festa voltou a ser realizada no Centro Comunitário, agora reformado proporcionando mais espaço e conforto para os participantes.
O pároco de Seara, Itamar Belebom, destacou a importância da celebração para a comunidade. “Santa Ana, por si só, como padroeira desta comunidade, já atrai muitos fiéis. E o envio dos novos ministros foi um momento especial. As comunidades estiveram presentes. Tivemos o envio de 41 novos ministros e ministras. Certamente é um dia de graça para a comunidade de Santa Ana”, afirmou. Ele explicou que os novos ministros foram oficialmente enviados durante a missa e passarão a atuar nos próximos dias. “No próximo final de semana eles se apresentam nas comunidades e, a partir daí, vão presidir as celebrações onde vivem”, destacou.
O vigário José Tarcízio Hentz da Catedral Santo Antônio, em Chapecó lembrou sua trajetória e a ligação com a comunidade searaense. “Voltar para casa, aqui em Seara, é sempre uma emoção. Rever as pessoas com quem convivemos e perceber que elas continuam firmes na caminhada da fé é motivo de muita alegria”, disse. Ressaltou a importância das lideranças comunitárias e da missão dos novos ministros. “Hoje foram enviados esses ministros e ministras e, assim como Santa Ana, eles devem ser anunciadores da Palavra de Deus através do testemunho de vida. O maior desafio para os ministros, e para todos nós, é não negar Jesus. Que Deus nos conduza em nosso caminho”.
José Hentz também ressaltou o exemplo deixado pela padroeira. “Santa Ana era uma mulher simples, uma mãe e avó fiel a Deus. Quem permanece fiel e dá testemunho de sua fé permite que Deus realize coisas extraordinárias em sua vida”, enfatizou. Ao final, deixou uma mensagem de esperança aos fiéis. “O consumo nos consome. Vivemos em um mundo que valoriza muito a emoção e o espetáculo, mas precisamos viver a verdade. E a nossa grande verdade é a Palavra de Deus, que nos sustenta”.
Comprometimento
Entre os 41 novos ministros que vão atuar nas comunidades da paróquia de Seara até dezembro de 2030 está Melania Trentin, que participou da formação iniciada em março. Ela avaliou positivamente a preparação recebida. “Foi uma ótima formação. Tivemos encontros com padres e assessores da Paróquia, o que contribuiu muito para o nosso aprendizado”, comentou. Já Assunta Evangelista destacou o crescimento proporcionado pelo período de preparação. “Foi uma formação de grande valor. Tivemos muito aprendizado e companheirismo. Agora o desafio é ajudar nas missas, celebrações e em tudo aquilo que for necessário”, afirmou. Melania e Assunta vão atuar na comunidade do Centro de Seara.
Deixe seu comentário