Acesso a Nova Teutônia precisa de reparos

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- Buracos, desníveis e sinalização precária prejudicam o tráfego de veículos
Rodovia das Borboletas está em situação precária.
Buracos e mais buracos. Remendos e ondulações. Asfalto deteriorado e uma base que não resistiu ao fluxo de veículos. Essa é a realidade da Rodovia das Borboletas, o acesso ao distrito de Nova Teutônia, interior de Seara, que vai passar por reformas em breve na capa asfáltica.
Inaugurada em 2 de abril de 2012, pelo então governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a pavimentação asfáltica partindo da SC-283 até Nova Teutônia possui 11,1 quilômetros de extensão e teve, na época, um investimento de R$ 8.194.926,97. Os recursos para o asfaltamento foram do Programa de Pavimentação de Estradas Rurais (Propav Rural) implantado em 2009 pelo Governo do Estado.
A rodovia porém, não foi estadualizada e agora requer uma revitalização. Em vários trechos enormes buracos surgiram e a pista cedeu em outros locais. A sinalização e uma limpeza de sarjetas e acostamentos também se faz necessária.
Num primeiro momento será executado um serviço de revitalização com tapa-buraco por parte da administração municipal de Seara. Conforme o intendente do Distrito de Nova Teutônia, Eloi Erig, “é um problema que vem se arrastando há muito tempo e gera grande dificuldade para o tráfego de veículos no acesso ao Distrito. Tive uma conversa com o prefeito Beto, já foi feito todo um levantamento dos pontos mais críticos, e então vai ser feito, emprincípio, uma operação tapa-buraco”.
Eloi ressalta que “também haverá um trabalho de recuperação da base, pois há pontos mais problemáticos e teremos que começar desde a base para depois fazer a colocação do asfalto”.
O intendente enfatiza que “será tudo por conta da Prefeitura Municipal de Seara com recursos próprios”. E adiantou ainda que a prefeitura vai organizar a questão das roçadas às margens da pista e sinalização por meio de uma licitação. “Tem museu, ponto turístico aqui em Teutônia além de ser também um acesso para Paial. Hoje a nossa região é grande produtora de suínos, então o movimento é grande”.
A rodovia tem intenso fluxo de veículos, bem como de caminhões escoando a produção agrícola da região, e os turistas que visitam o Museu Fritz Plaumann.
O trabalho de recuperação da rodovia vai contar com 187 toneladas de massa asfáltica além do trabalho de base numa parceria das secretarias das Cidade e Interior. As obras devem iniciar em breve.
O morador de Nova Teutônia, Alessio Alebrand, ressaltou que o trecho precisa de melhorias urgentes pois “um asfalto com tanto buraco assim é pior que uma boa estrada de chão”.
Recursos
Conforme o prefeito de Seara, Beto Gonçalves, o montante de asfalto a ser utilizado nos trabalhos de recuperação da rodovia já foi licitado. O valor a ser investido, somente de asfalto, será de R$ 235.999,98. Não está incluso nesse valor os trabalhos de remoção do pavimento danificado e a colocação de uma nova base.
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