logo RCN

Dados mostram necessidade de mais políticas públicas

  • - Crianças autistas vivem processo de integração

Com relação ao autismo, Arvoredo lidera a estatística entre os municípios da região.

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam importantes informações sobre a população com deficiência e o número de pessoas diagnosticadas com autismo em municípios da região. O levantamento mostra que alguns municípios estão acima da média nacional nesses indicadores.
No Brasil, 7,3% da população declarou ter algum tipo de deficiência, enquanto 1,2% foi diagnosticada com transtorno do espectro autista. Entre os nove municípios analisados pela reportagem do Folhasete, Xavantina (10,7%) e Arabutã (10,4%) registraram os maiores percentuais de pessoas com deficiência, ambos significativamente acima da média nacional.
Também superam a média nacional os municípios de Paial (8%) e Itá (7,3%). Já Concórdia (7,1%) e Seara (6,7%) estão próximos da média. Os menores índices foram registrados em Arvoredo (4,8%), Lindóia do Sul (5%) e Ipumirim (5,4%).
Em relação aos diagnósticos de autismo, o destaque é Arvoredo, com 1,7% da população relatando a condição - acima da média brasileira. Xavantina e Concórdia vêm na sequência, ambos com 1%. Os demais municípios apresentaram percentuais inferiores: Ipumirim (0,7%), Seara e Itá (0,5%), Arabutã (0,3%), Lindóia do Sul (0,2%) e Paial (0,1%).
O município de Seara, que apresenta 6,7% da população com algum tipo de deficiência, também teve dados detalhados pelo Censo. Dentre esses moradores, 3,1% têm problemas de visão, 1,6% possuem deficiência auditiva, 3,4% apresentam deficiência física e 0,7% relatam transtornos mentais.

Políticas públicas

As informações levantadas pelo IBGE são fundamentais para o planejamento de políticas públicas de inclusão, saúde, acessibilidade e educação nos municípios, além de auxiliar entidades e famílias no desenvolvimento de ações voltadas ao cuidado e à integração das pessoas com deficiência e autismo.

Comarca teve 300 títulos cancelados Anterior

Comarca teve 300 títulos cancelados

Trabalhos e novidades tecnológicas Próximo

Trabalhos e novidades tecnológicas

Deixe seu comentário

Geral