Expectativa é de normalidade
-
- Verão começa hoje às 6h21
Estação será marcada pela neutralidade, portanto deverá seguir com padrão normal em termos de temperaturas e chuvas.
A Primavera se despede para dar lugar à estação mais quente do ano, que chega oficialmente hoje, dia 21 de dezembro, às 6h21 pelo horário de Brasília. A reportagem conversou nesta semana com o meteorologista Leandro Puchalski para saber como deverá se comportar o Verão que está começando.
As previsões dão conta de que as temperaturas devem ficar próximas e até levemente acima da média, com possibilidade de dias consecutivos de calor intenso. “O que temos nesse momento é que as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade. Em um ou outro ponto, porque o Verão tem certa irregularidade, pode ficar um pouco acima da média, mas a tendência é de que a gente não tenha muitos problemas em termos de distribuição de chuva, isso em volumes”.
Ele lembra que nesta época do ano “as chuvas ocorrem muito pelo aquecimento, então são formadas pancadas no final de tarde e início da noite, o que é normal na estação”. Mas pontua que “estamos falando de três meses para frente, então em algum período podem ocorrer temporais”. Ainda sobre a temperatura, “a gente deverá ter aquelas ondas de calor que às vezes duram de quatro a seis dias, com o calor um pouco acima da média, mas são períodos mais curtos”.
De forma geral, a estação quente será dentro da normalidade, já que a previsão de La Niña, com chuvas abaixo da média no período, não se confirmou. “Estamos vivendo uma certa neutralidade do clima”, justifica.
Avaliação
O meteorologista Leandro Puchalski relata que a Primavera foi marcada pela presença da chuva, principalmente no mês de novembro e agora em dezembro. “Mas de maneira geral os volumes ficaram próximo ou até um pouco abaixo da média do padrão para esta época do ano”. Com relação às temperaturas, afirma que na estação foram um pouco mais quentes que o normal para o período. “Tanto para as mínimas quanto às máximas, com destaque para outubro e novembro”, finalizou.
Deixe seu comentário