Planejamento familiar e empresarial para sucessão
-
- Evento reuniu bom público no CTG Macanudos
Ex-desembargador apresentou dicas para soluções.
Planejar a sucessão familiar na empresa ou propriedade com antecedência, indicando os herdeiros para evitar futuros aborrecimentos e complicações. Este foi o tema central do Seminário Líderes Rurais, promovido pelo Sindicato Rural de Seara e sistema Faesc Senar.
O evento foi realizado na sexta-feira, 29, no CTG Macanudos, contando com boa presença de associados lideranças e comunidade em geral e extensa programação.
O destaque ficou por conta da palestra e rodada de perguntas com o ex-desembargador do Tribunal de Justiça de SC, Raulino Jacó Brüning. Conversa moderada pela Andreia Barbieri Zanluchi.
Raulino destacou que é importante organizar o patrimônio em vida e informando a parte de cada herdeiro. “É necessário dar destinação aos bens ainda em vida e garantindo também que os pais não vão ser desprezados”.
Ele lembrou que pode ser feito testamento e a destinação dos bens de forma diferente a cada filho. “Tem vários caminhos para a destinação dos bens de uma propriedade, um filho que esteja passando por problemas de saúde pode ficar com parte maior do que o outro que não necessite tanto, ou o que dará continuidade a propriedade também pode ter uma parte diferenciada dos demais, por exemplo”.
Explicou ainda todas as questões jurídicas que os produtores e empresários rurais devem estar atentos quando a destinação dos bens. Ele salientou que “uma propriedade ou empresa rural bem planejada para o futuro, e com o patrimônio bem definido, vale muito mais. Agrega valor pois tudo está em harmonia e já definido e esclarecido.”
Lembrou que a forma de sucessão por usufruto, em que os pais passam os bens aos filhos, mas continua administrando e sendo donos da propriedade até que estão vivos, é uma boa alternativa para reorganização dos bens da propriedade. “Quanto ao testamento pode ser feito em favor de qualquer um e 50% pode ser doado. Também pode ser na forma de legado, que é quando os pais escolhem os bens que cada filho ou herdeiro vai receber”.
A programação contou ainda com a palestra motivacional: “Fortalecendo laços: a valorização da família” com Jacqueline Zolet. Ela destacou a importância da família, a convivência, as relações, grupos e sistemas de relacionamentos e lembrou que “nós temos vários modos de viver sendo que o importante, que nos faz sobreviver, é a força dos nossos vínculos com a família”.
Jacqueline lembrou as dificuldades em separar a vida pessoal com a profissional e mencionou que “é importante um planejamento familiar, aproveitar os momentos de lazer e momentos com a família unida.” Jacqueline falou sobre saúde mental e qualidade de vida.
Senar
O superintendente do Senar, Gilmar Zanluchi, fez uma avaliação positiva do evento destacando que “foi um momento importante para obter informações e novos conhecimentos valorizando o nosso produtor rural”. Já o prefeito Kiko Canale valorizou a força da agricultura searaense e destacou que “vejo muita gente jovem que é o futuro do nosso agro. Seara cresceu muito e ao nosso produtor dizemos que graças a você somos o 4° maior município em movimento do agronegócio entre os 295 cidades do Estado. Produzimos e levamos alimentos para o mundo inteiro e parabenizo o sindicato Rural o Senar e CNA por esse belo trabalho no município e na região”.
Deixe seu comentário