Momento especial!

-
- Igreja Matriz ficou lotada de fiéis na última quarta-feira
Igreja se reúne em Seara para a bênção dos óleos.
A Páscoa é uma das celebrações mais significativas do cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Durante a Semana Santa os fiéis vivenciam um tempo especial de preparação, relembrando os últimos momentos do Messias na Terra, iniciando com o Domingo de Ramos, que recorda a entrada triunfal do Salvador em Jerusalém.
Em Seara, a Paróquia São Daniel preserva essa tradição e celebra com a comunidade. Na última quarta-feira a Matriz realizou a Missa dos Santos Óleos que contempla a bênção dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, além da Renovação das Promessas Sacerdotais. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Odelir José Magri, com a participação de cerca de 80 padres pertencentes à Arquidiocese de Chapecó.
Os óleos bentos posteriormente são fracionados e enviados às paróquias. O rito teve início às 19h, com a igreja completamente lotada. Para acolher os fiéis que não conseguiram lugar no interior do templo, foi instalado um telão na área externa, além de acomodações para garantir o conforto de todos os presentes.
A celebração dos Santos Óleos que é realizada anualmente, justificou Dom Odelir, tem dois sentidos. “É chamada Missa da Unidade ou Missa do Crisma. Da unidade porque o Arcebispo, na sua Diocese reúne todos os padres para juntos celebrar e participar da bênção dos óleos e também porque acontece a renovação das promessas dos sacerdotes. Esse é o sentido bonito”.
O motivo deste ano acontecer na paróquia de Seara, explicou que “normalmente ela aconteceria na Catedral que é a Igreja Mãe, mas Chapecó tem essa tradição bonita que a cada ano faz um rodízio. E sempre o lugar onde se celebra é porque há um motivo particular. Aqui, por exemplo, no ano passado a paróquia comemorou seus 80 anos e essa é a motivação pela qual estamos aqui”. Com alegria, Dom Odelir conduziu os trabalhos, interagiu com os fiéis e reforçou durante a renovação das promessas dos sacerdotes a quem chama de ‘Peregrinos da Esperança’, que a mensagem maior do momento, é “proclamar o tempo da graça do Senhor e acolher a todos os que choram em nome da nossa esperança que é Jesus Cristo”.
A programação da Semana Santa teve continuidade na quinta-feira, dia 17, com a Missa da Ceia do Senhor, realizada tanto na Igreja Matriz quanto em Arvoredo, rememorando a Última Ceia de Jesus com os apóstolos. Nesta Sexta-feira da Paixão, data que remete à Crucificação de Cristo, a Matriz de Seara e a igreja de Arvoredo estarão abertas das 8h às 11h para confissões. Às 19h será realizada a tradicional Procissão Luminosa com o Senhor Morto em Seara, saindo em frente à Matriz, carregado pelos fiéis, percorrendo o trajeto sentido Copérdia, descendo pela rua Nereu Ramos, passando pela Funerária Evangelista em direção às empresas Canale e Lymar e, na sequência, retornando até a igreja. A paróquia destaca que nas demais comunidades onde não houver missa, será realizada a celebração da Palavra com programação definida pelos conselhos e ministros de cada localidade.
Celebrações
No sábado, dia 19, também às 19h, acontecerá a Missa da Vigília Pascal, na Igreja Matriz e no bairro São João. Este momento marca o período em que Jesus permanece sepultado até a Sua ressurreição no domingo de Páscoa. A Missa da Ressurreição será rezada no domingo, exclusivamente na Igreja Matriz de Seara, às 8h30.
Deixe seu comentário