Recolhimento de materiais recicláveis

-
- Itens recolhidos terão um destino correto
Ação ambiental encerrou ontem com boa adesão da população.
A Administração Municipal de Xavantina, em parceria com a Amauc e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou mais uma edição da campanha de recolhimento de materiais recicláveis. Neste ano o recolhimento, realizado através do programa “Penso, Logo Destino”, foi iniciada em 19 de fevereiro e se encerrou nesta sexta -feira, dia 11 abril.
Foram recolhidas pilhas, baterias e lâmpadas em diversos pontos de coleta, como os centros comunitários de todas as comunidades de Xavantina, na Prefeitura, Secretaria da Agricultura, escolas e Unidades de Saúde. Também houve o descarte de produtos eletrônicos utensílios na Secretaria de Obras e Urbanismo, como fornos, televisores e computadores.
De acordo com a responsável pelo setor de Engenharia da Prefeitura de Xavantina, Janaine Jungs, “já é a terceira campanha que estamos realizando no município, sendo que a primeira foi em agosto de 2023”. Ela explicou que, após o recolhimento, a equipe da Prefeitura faz a organização, contagem, pesagem dos materiais e elaboração de uma planilha com os dados. Os produtos coletados serão encaminhados para a destinação correta no município de Concórdia. Os itens seguem processos específicos para minimizar impactos ambientais e permitir o reaproveitamento de componentes.
Conforme Janaine, “o objetivo da ação foi promover o descarte ambientalmente adequado desses resíduos, evitando que substâncias tóxicas presentes nesses materiais (como metais pesados) contaminem o solo, a água e o ar”. Ela ressaltou ainda que “de forma mais ampla, essa ação busca reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto; conscientizar a população sobre a responsabilidade compartilhada no ciclo de vida dos produtos; fomentar a economia circular, ao permitir que componentes e materiais sejam reciclados ou reaproveitados e atender à legislação nacional, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a logística reversa como instrumento essencial para a gestão sustentável dos resíduos”.
Conscientização
O montante de material reciclável recolhido nesta edição ainda está sendo contabilizado. A responsável pelo setor de engenharia da Prefeitura de Xavantina, Janaine Jungs, salienta que a campanha teve uma boa adesão nas duas edições já executadas. “Mas ainda temos muito trabalho no quesito de conscientização da importância de dar a destinação correta para os materiais”.
Deixe seu comentário