O show do agronegócio

-
- Dupla Antony e Gabriel fará show neste sábado
EVENTO Fim de semana de gastronomia, bons negócios e grandes shows.
A movimentação é intensa e um grande público deve prestigiar a VIII Faeps e a XIII Festa Catarinense da Suinocultura que estão acontecendo desde ontem e seguem até o próximo domingo no CTG Seara e Pampa. São cerca de 100 expositores, numa programação singular e gratuita, incluindo o acesso ao CTG.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e secretário municipal da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, acredita que a edição deste ano deverá reunir um grande número de searaenses e visitantes para o que ele intitula como “confraternização”, repetindo o sucesso dos anos anteriores. “O evento busca, através dessa festa, confraternizar com a produção agropecuária, a indústria, o comércio e consumidores que são todos os elos que compõem uma sociedade. O objetivo é esse. Demonstrar a potencialidade, celebrar a tradição agropecuária do município, valorizar e fortalecer o trabalho dos produtores. E, além disso, saborearmos o que há de melhor na nossa terra. É uma festa cheia de sabor e cultura”.
O evento é considerado um dos maiores do setor agropecuário em Santa Catarina e reserva a Mostra de Animais, exposição de produtos voltados ao agro, gastronomia e shows musicais. Ontem houve coquetel para os expositores e promotores, apresentação de artistas locais, inauguração do Galpão de Remates, jantardançante e um grande show com João Luiz Corrêa. Hoje, dia 5 de abril, a abertura para visitação começa às 9h. Às 10h começam as apresentações de artistas locais. Ao meio-dia tem almoço à base de carne de cordeiro com acompanhamentos no Galpão do Seara e Pampa por adesão. Fichas estão à venda por R$ 70. À tarde, por volta das 14h, acontecerá o julgamento e premiação do gado leiteiro. Às 21h começa o show nacional com Antony & Gabriel e às 23h encerra a programação.
Amanhã, último dia de evento, às 6h acontece o acendimento do fogo nas churrasqueiras. Às 8h o parque abre para visitação. Às 9h, apresentações de artistas locais. Por volta das 10h inicia o Almoço de Incentivo à Carne Suína servido nas churrasqueiras. Às 11h45 começa a entrega dos pratos e o Concurso Gastronômico da Festa Catarinense da Suinocultura no galpão do CTG. Às 14h haverá a abertura oficial do evento com pronunciamentos, entrega de premiações, homenagem aos pioneiros e lançamento do programa Seara Semeia. Às 16h, a dupla Marcos Paulo & Marcelo sobe ao palco para o último show da Faeps e da Festa Catarinense da Suinocultura.
Convite
A realização da Festa da Suinocultura é da Prefeitura de Seara, em parceria com os núcleos e associações do setor agropecuário e faz parte do calendário das comemorações dos 71 anos de emancipação político-administrativa. “Gostaríamos de contar com uma grande participação da comunidade, porque é um momento festivo, que se oferece gratuitamente, com almoço da carne suína, shows e demais atrativos. Faz parte dos 71 anos de Seara. Que a gente possa celebrar num momento único, diferenciado essa valorização das atividades”, reforçou o presidente da Feira, Renato Tumelero.
Carne suína em evidência
Está tudo organizado para a XIII Festa Catarinense da Suinocultura e a VIII Festa do Agricultor e Pecuária Searaense (Faeps). O evento iniciou na noite de ontem no CTG Seara e Pampa e prossegue até o fim da tarde deste domingo, 6 de abril.
Conforme a Comissão Central Organizadora (CCO), todos os setores foram pensados para bem atender o público que se deslocar até o parque do CTG. Com relação ao estacionamento, estarão disponíveis os terrenos localizados nos arredores do evento, como em linha Vani, no Esporte Clube Lapolha e nas áreas da família Cordazzo e do estádio Elezindão. “O pátio da Escola Núcleo Deolindo Zílio será assegurado para estacionamento preferencial de idosos e portadores de deficiência”, destaca o presidente da CCO e secretário Municipal da Agricultura, Renato Tumelero.
De acordo com ele, duas empresas de segurança foram contratadas para realização dos serviços durante os shows para assegurar a área dos estandes e conduzir os visitantes quanto ao estacionamento. “Temos também a parceria com a Polícia Militar para segurança interna e externa e a Polícia Militar Rodoviária na questão do trânsito na rodovia”.
Com relação aos concursos, neste sábado, às 14h, haverá julgamento dos bovinos de leite das raças Holandesa e Jersey. O profissional responsável pela avaliação foi escolhido pela Alta Genética, empresa comercializadora de sêmen. “Serão premiadas as campeãs das categorias bezerra, novilha e vacas. Também será definida a grande campeã do evento”.
No domingo acontece a Festa Catarinense da Suinocultura com o Concurso Gastronômico. Todas as churrasqueiras deverão apresentar um prato que irá a julgamento. “Deveremos ter mais de 30 pratos que vão para apreciação na aparência, sabor e ponto de cozimento”. A avaliação será feita por 40 degustadores que serão convidados aleatoriamente no dia do evento. Conforme o presidente da CCO, seis churrasqueiras serão exclusivas do Núcleo Municipal de Criadores de Suínos para cozimento e distribuição ao público presente. “Nós temos uma grande parceria com a JBS, que fez a doação de quatro toneladas de carne”. Além disso, segundo Renato, todas as entidades e pessoas que reservaram espaço também deverão contribuir com 20 a 30 quilos de carne suína para distribuição aos visitantes. “Vai permanecer a movimentação em torno das churrasqueiras, mas também vamos passar e oferecer a carne picada em outros espaços da Festa, com o acompanhamento de pães e farinha de mandioca”.
À tarde, durante a abertura oficial do evento, será feita a divulgação e premiação do concurso gastronômico. Além disso, os Núcleos de Criadores de Suínos e Ovinos, bem como as Associações de Bovinocultores de Leite e Criadores de Bovinos de Corte, farão um momento de homenagens a produtores-destaque. Também haverá o lançamento do programa Seara Semeia, que se refere às sementes de pastagem e cobertura do solo. A abertura deverá contar com a presença de autoridades estaduais e regionais.
Durante o fim de semana, o trânsito na SC-283 na descida para Seara, normalmente bloqueado por causa das obras de revitalização da SC-283, estará liberado.
Deixe seu comentário