XAVANTINA - Ensino em tempo integral

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- Atividades diversificadas são realizadas no ensino integral
Duas escolas do município passam a atender os estudantes em dois turnos.
O município de Xavantina está implantando o ensino em tempo integral nas escolas municipais. As aulas nesse novo formato, em que os alunos ficam na escola em dois períodos, iniciam nesta segunda-feira, dia 17 de março.
Conforme a Secretária da Educação do município, Edineia Paludo, as matrículas encerraram no dia 14. “Teremos uma turma em Linha das Palmeiras, na Escola de Ensino Fundamental Medianeira, que atenderá as crianças do 1° e 2° anos, e duas turmas na Escola de Ensino Fundamental Pinhal Preto, no Centro de Xavantina, que irá atender as crianças do Pré 2, 1° e 2° anos”.
Em Xavantina vão poder frequentar o ensino em tempo integral no máximo 66 alunos, ou seja, 22 crianças por turma. “As aulas iniciam no dia 17 e os atendimentos serão nas segundas, quartas e sextas-feiras no contraturno. A forma de atendimento será através de oficinas de esporte e movimento, oficina maker, teatro, musicalização, artes, jogos, brincadeiras, leitura e com outros parceiros da educação de Xavantina”.
Com relação às metodologias e programação das atividades dos alunos durante o dia, Edineia ressalta que nas segundas, quartas e sextas-feiras as famílias que optarem pelo atendimento no tempo integral as crianças ficarão na escola das 7h30 às 17h15. O início da aula será às 7h30, com lanche às 9h, almoço depois das 11h30, hora da higiene e descanso e às 13h15 início da aula normal. “A implantação do ensino em tempo integral já vem sendo planejada por outras secretarias e é um desafio muito grande para a educação de Xavantina devido à limitação de espaço físico e também porque toda mudança gera conflitos, desconforto e muito trabalho. Ao mesmo tempo, é essencial e fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças”.
Colaboração
A Secretária da Educação de Xavantina, Edineia Paludo, ressalta que o trabalho desenvolvido é em prol dos estudantes. “O tempo integral não apenas proporciona mais horas de aula, mas inclui atividades complementares e diversificadas através de oficinas, que estimulam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos estudantes. Acredito que a colaboração entre escola, família e parceiros da educação, será fundamental para o sucesso da oferta na nova modalidade de ensino”.
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