Belos FM promoveu ação na Escola Cacique Pirã

-
- As crianças foram presenteadas com um estojo da campanha em parceria com a Acaert
Alunos da aldeia Caingangue de Toldo Pinhal receberam a equipe da Belos FM.
Para comemorar a “Semana Estadual do Rádio 2025”, lembrada de 22 a 26 de setembro, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e as emissoras associadas desenvolveram ações que destacaram a relevância e a força dos veículos junto às comunidades. Em Seara, a Belos FM também esteve empenhada em atividades diferenciadas.
Desta vez, a ação envolveu os alunos da Escola Indígena Cacique Pirã, localizada em Toldo Pinhal, interior de Seara. Focando na importância e relevância do rádio como meio de comunicação e formador de opinião, os alunos da 1ª à 3ª série receberam algumas informações sobre o conteúdo, produção e apresentação de programas. Eles também foram presenteados com kits.
Na avaliação do diretor da Escola, Josias de Mello, a integração das mídias no ensino é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “Eles são incentivados a aprender sobre rádio, televisão e outros meios de comunicação, não apenas como consumidores, mas também como produtores de conhecimento”. O diretor destacou que as interações com os meios de comunicação, especialmente o rádio, “fortalecem a transmissão oral de conhecimento entre os alunos, um dos pilares da cultura indígena”.
O educandário funciona em dois turnos, com aulas distribuídas entre os períodos da manhã e da tarde. O cacique Moacir Cavalheiro ressaltou que a escola atende cerca de 15 alunos, com um quadro completo de professores, todos indígenas. Ele reforçou a importância de manter a língua materna viva no ambiente escolar, ressaltando o trabalho dos professores no ensino do idioma indígena Kaingang para os alunos, que também aprendem português e recebem as demais disciplinas tradicionais.
Moacir Cavalheiro apontou a necessidade de melhorias na estrutura da do local. “Principalmente na sala da pré-escola, que é pequena. Temos também a demanda por uma reforma completa na escola, incluindo paredes e janelas”. Ele afirmou que já buscou diálogo com o município e o Estado para atender essas demandas, visando garantir um ensino de ainda mais qualidade para os alunos.
A área indígena conta ainda com suporte do município em saúde, mantendo postos de atendimento suficientes para as 28 a 33 famílias da comunidade. O cacique ressaltou que, além da educação e da saúde, preservar a cultura local é uma prioridade para a aldeia.
Entre os alunos, desde cedo a maioria já entende a importância do rádio junto à sociedade e são ouvintes atentos. O aluno da 2ª série David Lucas da Silva Costa, de oito anos, diz que frequentemente ouve a Belos FM. “Gosto de ouvir músicas e também tem as notícias para ficar informado”.
Homenagem
Em 2020, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) criou a Semana Estadual do Rádio. No ano seguinte, o governador Carlos Moisés da Silva sancionou a lei. A partir daí, a ACAERT e as emissoras parceiras passaram a promover ações durante o período. A Semana Estadual do Rádio faz parte do calendário oficial de eventos de Santa Catarina.
Deixe seu comentário