logo RCN

Jornal na escola de São Rafael

  • - Jornal na escola

Objetivo é levar informação e orientação dentro e fora do educandário.

A Escola Núcleo São Rafael está radiante, comemorando a idealização de um projeto singular, ousado e que marcou o início de uma verdadeira colheita de ideias: o Jornal na Escola. O que é mais curioso é que a iniciativa encontrou terreno fértil para germinar e brotar justamente na disciplina onde menos se imaginava - na Matemática.
O lançamento da primeira edição é fruto do dinamismo e da visão pedagógica da professora Julcini Marisa Molozzi, uma educadora que transforma a busca por inovação em prática efetiva. Julcini dedica-se ao magistério desde 2013. Como efetiva na Escola de São Rafael desde 2020, busca incansavelmente por experiências que impulsionem o crescimento dos alunos e seu próprio desenvolvimento profissional. E foi com esse espírito proativo que ela decidiu criar o projeto “Jornal na Escola”. De acordo com a educadora, a ideia central surgiu de um ambiente inicialmente inesperado: a 13ª Feira Regional de Matemática. “Ao observar a desenvoltura e a capacidade de comunicação dos alunos que apresentavam seus trabalhos, retornei à escola cheia de novas ideias e com o objetivo claro de colocá-las em prática”.
Para que a iniciativa ganhasse vida, ela contou com o apoio incondicional da diretora Lilian Bonissoni Benetti e das professoras Raquel Maria Bohrer e Luana da Costa, que abraçaram a ideia com entusiasmo. O grupo de profissionais não mediu esforços para prestar total suporte, ajudando a concretizar o sonho.
Foram horas dedicadas à pesquisa e à estruturação do conteúdo para então o jornal começar a tomar forma nas mãos dos alunos do quarto ano. “Juntos, eles transformaram a teoria em prática, desenvolvendo habilidades de escrita, pesquisa e senso crítico”, comentou a professora. A primeira edição chegou aos lares dos estudantes na noite de sexta-feira, dia 28, num evento que reuniu a comunidade escolar com a distribuição dos exemplares da primeira edição do periódico.
O objetivo, conforme o grupo responsável pela iniciativa, vai além de tão somente incentivar a prática da leitura. “O principal propósito do Jornal na Escola é levar informações relevantes, dar voz à comunidade escolar e promover uma maior aproximação e integração entre a família e a escola. O projeto estabelece, assim, uma ponte de diálogo constante e enriquecedor”.
O projeto contempla a distribuição de cerca de 150 jornais, sendo um exemplar para cada família da escola, além dos funcionários do educandário.

Programação especial é lançada Anterior

Programação especial é lançada

Homenagem a seu Amélio e dona Lucilia Próximo

Homenagem a seu Amélio e dona Lucilia

Deixe seu comentário

Geral