logo RCN

Reunião definirá realização nos próximos dias

  • - Município terá cerca de 10 toneladas de peixes para comercialização

Município e piscicultores vão decidir se haverá comercialização na cidade.

Durante a Quaresma, que iniciou na última quarta-feira, período que conta 40 dias antes Páscoa, muitos cristãos mantêm a tradição de não consumir carnes vermelhas. A prática é especialmente observada na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, datas que marcam o início do tempo de penitência e lembram o sacrifício de Jesus. Porém, algumas pessoas escolhem praticar o rito diariamente até o domingo pascal que neste ano cai no dia 5 de abril.
O gesto de evitar carnes “quentes”, normalmente associado a banquetes e celebrações é um símbolo de jejum, moderação e reflexão espiritual. Em substituição e movidos pela tradição, as famílias optam por comer peixe, alimento considerado simples, acessível e ligado à humildade, em contraste com a carne tradicionalmente mais cara e festiva.
É nesta época que ocorrem também as Feiras do Peixe Vivo, facilitando o acesso dos consumidores ao produto. Em Seara, por exemplo, a Secretaria da Agricultura, em parceria com os piscicultores do município, costuma organizar anualmente um calendário de vendas de peixes vivos em diversos pontos da cidade. No entanto, neste ano, os consumidores talvez terão que se deslocar até as propriedades rurais para adquiri-los.
À reportagem do Folhasete nesta semana, o secretário Renato Tumelero afirmou que ainda não ocorreu a reunião para definir o funcionamento das feiras e os detalhes da comercialização. Apesar disso, adiantou que a tendência é que os piscicultores optem pela venda direta nas propriedades, ou, pelo menos a maior parte dela. “Isso já está acontecendo em algumas propriedades, a exemplo de Caraíba”. Destacou ainda que a decisão de trazer ou não a venda para a cidade e aos bairros caberá exclusivamente aos piscicultores. Acrescentou que a estrutura normalmente fornecida pelo setor para a realização das feiras estará disponível, caso haja interesse. “Vamos nos reunir nos próximos dias, ouvir os piscicultores e respeitar a vontade deles”.

Peixes

Considerando as propriedades produtoras do município, o secretário da Municipal da Agricultura, Renato Tumelero afirmou que serão disponibilizados no período entre oito e dez toneladas de peixes das espécies tilápia, carpa húngara, prateada, capim e cabeça grande. O valor por quilo, assim como os demais detalhes, serão definidos na reunião, que até o momento não tem data marcada.

Influenciadores são destaque nas redes sociais Anterior

Influenciadores são destaque nas redes sociais

Ação especial de venda neste sábado Próximo

Ação especial de venda neste sábado

Deixe seu comentário

Geral