logo RCN

Inicia o planejamento para o pleito eleitoral de outubro

  • - Cartório Eleitoral trabalha na preparação para as eleições municipais

VOTAÇÃO Eleitores, pré-candidatos e partidos devem estar atentos aos prazos e às regras da eleição para escolha dos novos prefeitos, vices e vereadores em 6 de outubro

O ano de 2024 será de eleições municipais. No dia 6 de outubro eleitores de todo o país vão às urnas para eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que vão comandar os municípios de 2025 a 2028.

Para tanto, é importante estar em dia com a Justiça Eleitoral e ficar atento aos prazos, exigências e normas, tanto para quem vai votar pela primeira vez quanto para quem precisa regularizar o título ou pretende ser candidato nas eleições municipais de outubro. Conforme a chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, o cadastro para as eleições do próximo ano será fechado após 8 de maio de 2024, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro, ou seja, 150 dias antes da eleição. “Esse prazo também vale para quem quer transferir seu domicílio eleitoral”.

A regra vale ainda para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência nas urnas nas três últimas eleições. “Pode fazer o título quem completará 16 anos até o dia da eleição, ou seja, se tem 15 anos hoje, mas vai fazer 16 até 6 de outubro, já pode comparecer ao Cartório Eleitoral para emissão do documento”.
A chefe do Cartório Eleitoral de Seara lembra ainda que “para a transferência o pedido também pode ser online, já para o 1° título, que é o alistamento eleitoral, é preciso comparecer no cartório para a coleta da biometria e os registros fotográficos”. O voto é obrigatório para quem completará 18 anos até o dia do pleito. Pessoas com mais de 70 anos também têm o voto facultativo.

Para este ano o calendário eleitoral ainda não foi pública de forma oficial, mas, segundo Claudia Andreatta, Seara deverá ter eleição com e sem biometria. “Tem bastante gente para fazer a biometria. Estamos disponíveis, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Lembrando que para fazer o cadastramento biométrico é necessário portar documentos como carteira de identidade e comprovante de residência”.

Para quem pretende ser candidato nas eleições de outubro, é necessário estar filiado ao partido seis meses antes. A mesma regra vale para quem quiser trocar de domicilio eleitoral para concorrer e se filiar no partido de seu interesse. “A filiação é com o partido. Não é no Cartório Eleitoral”.


Contato

Na dúvida o eleitor e os partidos podem entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Seara pessoalmente ou pelo telefone WhatsApp (49) 9 8805-9529. Claudia destaca que em março deverá haver uma reunião com líderes das legendas de Seara e região para repassar mais informações sobre o pleito deste ano. O Cartório Eleitoral de Seara atende os municípios de Seara, Itá, Xavantina e Arvoredo.

Sessões do Legislativo  são retomadas Anterior

Sessões do Legislativo são retomadas

Nelson Carpe da Silveira é o novo presidente Próximo

Nelson Carpe da Silveira é o novo presidente

Deixe seu comentário

Geral