logo RCN

Um talento que aflora desde a infância

  • - Um talento musical revelado

Givanildo Rodrigues grava trabalho com músicas autorais.

A vida é, sem dúvida, um grande palco e neste espetáculo somos os artistas, protagonistas, compondo nossas próprias histórias. Cada qual com suas habilidades, missão e dons que, por vezes, ficam guardadinhos ou camuflados esperando pacienciosos o momento de eclodir. Como diz o poeta, “cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”. No entanto, por escolhas mais urgentes e necessárias, quantos dons deixamos em segundo plano?

Quem conhecia o servidor público Givanildo Rodrigues, 47 anos, que atuou em Seara entre os anos 2009 e 2016, com sua postura séria e discreta, jamais imaginaria o talento musical, latente, despertado desde a infância. Uma aptidão singular não somente para cantar, mas também para compor belas canções. A voz, o tom, o estilo, um mix interessante, inteligente que toca intensa e profundamente apreciadores da boa música, com conteúdo, e um certo romantismo inspirador.

Em entrevista ao Folhasete nesta semana, Giva, nome adotado para assuntos relacionados a sua arte, com propósito de separar e diferenciar de seu ofício de servidor, contou um pouco sobre esse hobby singular. “Atualmente resido em Curitibanos, mas adoto Mafra, onde está meu produtor e alguns dos músicos que atuam comigo nas produções, como meu domicílio de identidade musical”, comenta. A gravação do primeiro trabalho contém 26 faixas de própria autoria, sete delas em inglês, uma em espanhol e as 18 restantes em português. “A minha relação com a música se dá desde que me conheço por gente. Eu era criança e lembro que em reuniões de família, na casa de minha avó, alguns tios ofereciam dinheiro para que eu cantasse. Eu aspirava ter uma dupla sertaneja e cheguei a tentar com meu irmão Jailson, mas obrigações profissionais nos levaram a caminhos diferentes. Nesse ponto, faço uma conexão do sertanejo dos anos 80 e 90 com a música dos Beatles, que também sempre me influenciou por conta da harmonia vocal”.

Para compor, relata que faz pesquisa, audição de diferentes estilos, idiomas e diferentes épocas. Giva também toca violão e pratica piano, além de estudar canto. As aulas de piano começaram com a professora Candinha, em Concórdia. Por conta da profissão, dificilmente se apresenta ao público. “Mas creio que daqui a um tempo devo aparecer mais”, acredita. “Minhas músicas têm o intuito de transmitir musicalmente um pouco de minha personalidade e meus valores. Posso dizer que sou eclético. Gosto de muita coisa e de tempos em tempos, conforme minhas pesquisas musicais se aprofundam meu círculo de pessoas a ser admiradas musicalmente se amplia”.

Cita artistas como Elvis Presley, a banda Queen, a banda mexicana Maná, artistas sertanejos, Michael Jackson, Beatles, Marisa Monte e Andrea Bocceli. As letras de suas composições, afirma que “são inspiradas em momentos da minha vida. Coisas que vivenciei ou impressões que tive de experiências com pessoas e suas vivências. Minha fé cristã também impacta ou tem impactado muito nessas letras”.

Givanildo Rodrigues diz que leva Seara em seu coração. “Aí tive um amadurecimento profissional imenso, deixei grandes amigos, tive a oportunidade de iniciar o aprendizado do italiano, alemão e francês”.

Quem quiser conhecer as produções do cantor Giva pode acompanha-lo no Facebook como Giva Giva, no YouTube Giva Música e no Instagram @Giva.Musica. “Se puderem, ouçam minhas músicas e me sigam nas redes sociais. Logo teremos novidades”, finaliza, ao fazer referência aos muitos amigos que deixou no município e ao dizer que envia suas orações aos policiais civis e militares e a um policial militar searaense em especial por sua saúde.

Atividade cada vez mais relevante Anterior

Atividade cada vez mais relevante

Polícia diz que não houve assassinato Próximo

Polícia diz que não houve assassinato

Deixe seu comentário

Geral