Vacina protege contra três cepas

Imunização em Seara acontece na cidade e também no interior
Seu Pedro Valentini, 72 anos, morador do bairro São João, em Seara, faz parte do grupo prioritário beneficiado com a imunização contra o vírus Influenza. Funcionário da maior indústria do município, ele sabe bem a importância de aproveitar a distribuição gratuita da vacina da gripe, que é trivalente. Portanto, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B.
Na manhã da última segunda-feira ele foi até o ESF 2 para receber a dose. Contou à reportagem que faz a prevenção há vários anos. Segundo seu Pedro, antes do imunizante com certa frequência era afetado pela gripe e sofria todos os incômodos da doença, que não são poucos e nem fáceis de enfrentar. Hoje, com a aplicação da vacina, ainda fica gripado às vezes, mas os efeitos da doença “são bem mais fracos”, garante o searaense. Pedro Valentini aproveitou a ida ao posto de saúde para receber também a dose contra a Covid. Ele entende que a prevenção é o melhor caminho e que quanto mais proteção para a saúde, melhor.
Em Seara, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, 5.376 pessoas devem receber a vacina contra o vírus Influenza. Até o momento, 1.144 pessoas dentro público-alvo buscaram a proteção, somando pouco mais de 21% do total. Além disso, 369 pessoas pertencentes a outros grupos foram vacinadas. Fazem parte do grupo prioritário da campanha, crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, os povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivos e de longo curso, dos Correios e pacientes com doenças crônicas.
As aplicações são feitas no ESF 1 (bairro Industrial) e no ESF 2 (São João), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Às quartas-feiras o atendimento no São João vai até às 19h30. Nos ESFs 4 e 5, no Centro de Saúde, as doses são feitas das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, assim como em Caraíba e Nova Teutônia, que seguem os mesmos horários, com exceção das quintas-feiras em Teutônia, pois o posto fica fechado neste dia.
Dia D
No sábado, 10 de maio, haverá o segundo Dia D de Vacinação em todo o país. Seara abrirá as unidades de saúde das 8h às 17h, sem intervalo ao meio-dia. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana Foralosso, lembra que para receber a proteção é obrigatório levar o cartão SUS e a carteirinha de vacinação. A partir do dia 12 maio o imunizante será liberado para toda a população, desde que haja doses disponíveis.
Deixe seu comentário