logo RCN

Geada, neve e temporais previstos na nova estação

  • - Previsão indica ocorrências de fortes geadas em Santa Catarina

Meteorologia indica que Santa Catarina terá períodos de frio intenso, sem influência de fenômenos, pelo menos no início da estação mais fria do ano.

Na noite do dia 20 de junho, às 23h42, pelo horário de Brasília, começa oficialmente o Inverno no hemisfério sul. A nova estação, de acordo com informações do meteorologista Leandro Puchalski, começará com neutralidade climática. Significa que não haverá influência dos fenômenos El Niño e La Niña.
Leandro Puchalski explica que neutralidade não é normalidade. “São coisas diferentes. Só não há influência deste fenômeno global, que, às vezes, influencia o clima em Santa Catarina”.
Na temperatura, segundo o meteorologista, teremos um período de baixas temperaturas, como é normal para a época, com a entrada de massa de ar frio polar em algumas oportunidades. “Vejam que já estamos no Inverno quando falamos de meteorologia. O começo oficial é só astronômico. Por isso, não quer dizer que, como já esfriou, daqui para frente vai ser pior. Não é nada disso. Junho deverá ter mais períodos frios que os outros meses”.
Em termos de chuva, a previsão é que em junho, especialmente na semana que vem, seja com chuva normal à acima da média. “Mas haverá normalidade ou até estará abaixo da média na sequência dos dois próximos meses”. Serão chuvas com distribuição irregular, características da estação mais fria do ano. “Condições meteorológicas que num momento provocam a ocorrência de neve, geada, nevoeiros e até temporais nas passagens das frentes”.
Os meses de junho e julho serão bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 milímetros do Planalto ao Litoral e de 110 a 170 milímetros do Extremo -Oeste ao Meio-Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. Já em agosto, a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 milímetros no Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto e de 110 a 150 milímetros no Vale do Itajaí e Litoral.

Avaliação

Em linhas gerais, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o Outono teve chuva dentro a abaixo da média, com menor volume de precipitação em maio. As temperaturas do amanhecer ficaram dentro à acima da média, com mais calor em maio. “E as temperaturas da tarde ficaram acima da média em março e maio e abaixo em abril”, finalizou.

Definido o Municipal  de Futsal  de Xavantina Anterior

Definido o Municipal de Futsal de Xavantina

Próximo

Chapecoense vice-campeão

Deixe seu comentário

Geral