logo RCN

Acordo para a classe varejista é fechado

  • - Reajuste beneficia trabalhadores de Seara e mais cinco cidades da região

Trabalhadores e lojistas encerraram a negociação na semana passada com 6,2% de reajuste.

Os trabalhadores do comércio varejista dos municípios de Seara, Xavantina, Arvoredo, Vargeão, Passos Maia e Ponte Serrada têm um novo salário a partir deste mês de abril. O acordo entre o Patronal de Xanxerê e o Sindicato dos Comerciários de Concórdia e Região foi selado na semana passada.

A informação foi confirmada pela presidente da entidade que representa os trabalhadores, Janete Peccini. Já está valendo o normativo no valor de R$ 1.830, com quebra de caixa de R$ 457,50. “Tínhamos uma inflação acumulada de 4,14% e fechamos o acordo em 6,20% relativo a novembro do ano passado”.

A presidente destacou que outro benefício conquistado para os comerciários sindicalizados ou contribuintes do Sindicato é referente ao pagamento do aviso prévio. “Com a alteração de algumas cláusulas sociais na convenção, quem pede demissão para trabalhar em outro estabelecimento não precisa mais cumprir os 30 dias de aviso prévio. Apresentando uma carta de comprovação do novo contratante, basta cumprir somente 15 dias de trabalho ou pagar a indenização correspondente. Para os demais funcionários, segue valendo a lei geral”. São beneficiados com o acordo coletivo em torno de mil trabalhadores do comércio na região.

A presidente do Sindicato dos Comerciários salientou que “além do pagamento do novo normativo já neste mês, retroativo à data-base da categoria, que é novembro de 2023, quando iniciamos as negociações, é preciso que os patrões paguem a diferença nos salários, nas horas extras, nas férias para quem tirou nesse período e décimo terceiro também”.


Atraso

A presidente do Sindicato dos Comérciários de Concórdia e Região, Janete Peccini, avaliou a negociação. “Demoramos para chegar a um acordo, foi difícil, mas os trabalhadores receberão todos os atrasados”.

EMPREGO - Números negativos no primeiro trimestre Anterior

EMPREGO - Números negativos no primeiro trimestre

Exportações de Seara caem 14,8% no primeiro trimestre Próximo

Exportações de Seara caem 14,8% no primeiro trimestre

Deixe seu comentário

Geral