Atraso na emissão das faturas gera transtornos

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- Contas estão chegando para os consumidores com valores acumulados
Novo sistema comercial de cobranças da Celesc apresenta falhas.
A Celesc ainda enfrenta problemas na emissão das faturas de energia elétricas na região e em todo o Estado. Algumas contas não foram geradas nos últimos meses devido à instabilidades ocorridas em seu sistema comercial e também operacional. A situação atingiu 1,5% do total de clientes da Companhia.
Conforme o gerente regional da Celesc de Concórdia, Adilson Dallagnol, “são duas situações distintas, uma delas foi a dificuldade da empresa terceirizada, que presta serviços para a Celesc, em efetuar as leituras dentro do calendário previsto, pela falta de mão de obra, causada por afastamentos por problemas de saúde e solicitações de demissão. Isso ocorreu nos últimos meses de 2024 e a situação se normalizou após a contratações de novos funcionários e retorno dos afastados”.
Uma outra situação segundo o gerente, ainda pendente, é relacionada ao sistema comercial. “O que mais impacta no atraso na geração das faturas, são as inconsistências trazidas com a implantação do novo sistema que entrou em operação ainda em maio de 2024, sendo que, de lá pra cá, muitas faturas acabaram não sendo geradas no momento que é feita a leitura em campo”.
Adilson explica que “nestes casos, para que essas contas sejam geradas, elas precisam passar pela análise de um analista de faturamento, centralizado em Florianópolis. Como a demanda atual é muito grande, esse processo, que deveria ocorrer em poucos dias, as vezes acaba demorando semanas para ocorrer, fazendo com que demore mais tempo para o cliente ter acesso as faturas”.
O gerente da Celesc informou à reportagem que o problema com a empresa de leitura foi estabilizado, com contratação de novos colaboradores e retorno de afastamento de saúde, porém a instabilidade do novo sistema permanece. “A Celesc está desde maio de 2024, juntamente com a empresa responsável pela implantação do sistema, buscando a solução para os problemas de atrasos na geração das faturas”.
A quantidade de faturas com problemas tem diminuído segundo ele, mas “ainda ocorrem atrasos, inclusive a Celesc está reforçando a equipe que faz esse trabalho para evitar o transtorno aos clientes. Temos trabalhado incansavelmente para que esta situação volte a normalidade”, afirmou Adilson.
Para quem não recebeu a fatura a Celesc destaca algumas orientações. “Para evitar deslocamentos ou espera na fila das lojas de atendimento, a Celesc orienta os clientes a acompanhar a geração das faturas através do aplicativo ou do Whatsapp da Celesc, 48 9860-0067. Lembrando que neste momento pode haver demora na geração da fatura e caso seja necessário o cliente pode procurar uma loja de atendimento para mais esclarecimentos”, destacou o gerente.
Pagamento parcelado
Em alguns casos os consumidores podem receber a fatura com valor acumulado de vários meses. Conforme o gerente regional da Celesc de Concórdia, Adilson Dallagnol, “para estes casos onde as contas são geradas com atraso, e mais do que uma com a mesma data, é possível fazer o parcelamento com condições especiais, sem cobrança de multa e juros e sem a necessidade de pagar nada de entrada, conforme prevê a resolução vigente”. A Celesc informou ainda que não haverá cortes no fornecimento de energia em função destes problemas.
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