Celesc quer menos fiação nas redes
-
- Trabalhos de retirada de fios obsoletos acontecerão em Seara e região
Gerente regional da Companhia diz que mutirões estão sendo realizados.
A Celesc de Concórdia está fazendo um trabalho de limpeza nas redes de energia elétrica. A empresa está removendo as fiações irregulares nos postes por questões de segurança e também para melhorar a estética.
A informação foi confirmada pelo gerente regional da Celesc, Adilson Dallagnol. “Neste ano iniciamos o trabalho com notificações às empresas e realização de alguns mutirões em Concórdia, Faxinal dos Guedes, Arvoredo e Vargeão”.
Adilson explica que o principal objetivo é a segurança dos transeuntes e motociclistas. “E também tem relação com a estética nas nossas redes, para despoluir um pouco”.
Sobre o tipo de fiação a ser retirada e qual será mantida, ele esclarece que “a ideia é que as próprias empresas compartilhadoras façam a retirada de cabos obsoletos. Porém, quando identificamos irregularidades, como empresas sem contrato com a Celesc, os cabos são retirados, bem como os obsoletos ou em desacordo com nossas normas técnicas, a exemplo da altura mínima não respeitada e travessias em locais proibidos”. São mantidos somente os cabos que estiverem de acordo com as normas e devidamente contratados junto à Celesc.
O trabalho deverá ser estendido aos 17 municípios da Regional, incluindo Seara, em formato de mutirões. “Mas para isso é necessária a cooperação de todos os envolvidos - empresas de telecom, prefeituras, população em geral, pois esse serviço demanda bastante tempo das nossas equipes. Então, fica difícil termos uma previsão de quando será feito. O importante é que o trabalho será contínuo”.
Com relação à instalação de fiação nos postes para operações de serviços que não sejam da Celesc, Adilson informou que há um procedimento legal para solicitação. “As empresas de telecom devem entrar em contato com a Companhia através de nosso site, apresentar um projeto dos locais de interesse e somente depois de aprovado e formalizado contrato poderá utilizar a rede para atender seus clientes”.
Cooperação
O gerente regional da Celesc de Concórdia, Adilson Dallagnol, reforçou a importância da cooperação de todos os envolvidos no processo, deixando um recado aos consumidores de forma geral. “Orientamos a população que somente firme contrato de telecomunicações com empresas devidamente autorizadas. Também é importante que ao se depararem com irregularidades, fio baixo ou solto, que nos comuniquem através de nossos canais de atendimento”. Às empresas compartilhadoras, salienta que estas devem fazer a retirada de cabos obsoletos, bem como fazer as correções necessárias nas instalações existentes, desde que estejam devidamente contratadas junto à Celesc. “E às prefeituras, o recado é para que nos auxiliem na fiscalização e, dentro das possibilidades, intervenham junto aos prestadores deste serviço para que mantenham as instalações de forma ordenada, garantindo assim um visual mais adequado nas nossas cidades e maior segurança para todos”.
Deixe seu comentário