logo RCN

Relatórios são entregues

  • - Material extraído é utilizado para pavimentação e manutenção de estradas

Iniciativa beneficia seis municípios da região.

Desde que começou a prestar serviços às prefeituras, em julho deste ano, o Setor de Geologia da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) já realizou a entrega de Relatórios Anuais de Lavra (RALs) de cascalheiras de seis municípios. O procedimento atende uma determinação legal.
São contempladas unidades de extração de cascalho das cidades de Presidente Castello Branco, Jaborá, Alto Bela Vista, Seara, Irani e Itá. Esse documento reúne informações sobre as atividades de uma mina no ano anterior - nesse caso 2023 - e deve ser enviado anualmente para a Agência Nacional de Mineração.
As cascalheiras servem para a extração do material que é usado, geralmente para pavimentação e manutenção de estradas do interior por onde escoa a produção e insumos gerados pelo agronegócio. Antes da implantação do Setor de Geologia pela Amauc, essa prestação de contas das cascalheiras era realizada por uma empresa terceirizada, através do Consórcio Lambari ou adquirido de empresas privadas por algumas prefeituras.
Conforme a geóloga da Amauc, Tatiana Morais Alves, “a contratação dos serviços de geologia foi necessária por demandas de órgãos fiscalizadores como o CREA e o IMA, para dar prosseguimento ao desenvolvimento adequado das atividades de extração mineral, cumprindo com os dispositivos legais aplicados”.

Recuperação ambiental

Nesses quase cinco meses de atuação, o Setor de Geologia da Amauc também vem realizando trabalhos de recuperação ambiental e regularização de cascalheiras nos municípios de Peritiba, Ipumirim, Arabutã, Lindóia do Sul, Concórdia e Seara.

Relatórios são entregues Anterior

Relatórios são entregues

BRILHA ITÁ - Natal iluminado e com programação especial Próximo

BRILHA ITÁ - Natal iluminado e com programação especial

Deixe seu comentário

Geral