Cobrança por melhorias em rodovias

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- Acesso a Nova Teutônia precisa ser revitalizado
Acesso a Nova Teutônia e Contorno Viário necessitam de ações urgentes.
Duas importantes rodovias pavimentadas, localizadas no interior de Seara, necessitam de melhorias e adequações que começam a ser executadas pelo poder público e órgão competentes. Falamos do acesso a Nova Teutônia, a Rodovia das Borboletas, uma estrada de cerca de 11 quilômetros que foi pavimentada em 2012 com recursos do Estado, mas que pertence ao município, e também do Contorno Viário de Seara, SC-155, que foi inaugurado em 2022.
Quanto ao acesso a Nova Teutônia, há um bom tempo se cobra uma recuperação no asfalto devido à grande quantidade de buracos e trechos danificados. Nos últimos dias, a Administração Municipal de Seara iniciou o serviço de reparo. Conforme o prefeito Beto Gonçalves, “o trabalho que vai ser executado não é um recapeamento completo, mas também não é uma simples operação tapa -buraco”. Foram feitos cortes no asfalto e será removido o material danificado. Na sequência haverá a colocação de uma nova base e depois a cobertura com a capa asfáltica. “É uma espécie de recapeamento, porém não é completo em todo o trecho. É somente nos pontos mais críticos”.
Os trabalhos de remoção e construção da nova base são executados por conta do município. “A emulsão e o asfalto foram licitados e a empresa vencedora, Via Sul Pavimentações, vai para colocar o asfalto”. Beto também esclareceu que “todo trabalho será executado com recurso próprios do município. Houve até uma indicação no orçamento do Estado para isso, porém não se concretizou em virtude de emendas especiais que eram repassadas via PIX do Governo do Estado, mas que teve cessado em virtude de uma decisão judicial”. Os trabalhos iniciaram há cerca de duas semanas e a previsão para o término da obra é de 60 dias segundo o prefeito.
Já com relação ao Contorno Viário de Seara, o aumento do número de acidentes nos últimos meses fez com que houvesse uma mobilização em busca de soluções. “Apresentamos um dossiê ao Governo do Estado e, a partir disso, foram tomadas algumas medidas quanto a uma melhor sinalização do trecho, especialmente para que os motoristas estejam cientes do declive acentuado do local e do risco eminente de acidentes”. Ressaltou que “o segundo passo, que aguardamos do Governo do Estado, é preencher o buraco onde os caminhões caem ao passarem pela ponte e atravessar a SC-155, próximo a propriedade da família Prigol. Será feito um alinhamento do terreno onde os caminhões acabam caindo e batendo de frente naquele buraco”. O prefeito enfatizou ainda que “também buscamos construção de uma área de escape. Num primeiro momento, não vai ser uma caixa de brita, mas sim uma uma abertura de uma via paralela antes da ponte para que os caminhões possam estar fazendo esse desvio. “Já temos esse compromisso que o Estado coloca o maquinário, nós vamos colocar os caminhões para transportar esse material que vai ser removido e usado para o fechamento daquele buraco”.
Câmara sedia reunião com lideranças
Na noite da quinta-feira, 29, uma reunião na Câmara de Vereadores tratou sobre ações a serem tomadas no Contorno Viário de Seara. Participaram os vereadores de Seara e prefeito Beto Gonçalves, além da PM, PMRv e a Coordenadoria de Infraestrutura Oeste. O coordenador regional do órgão, Gilberto Tomasi, se comprometeu em melhorar a sinalização e a instalação de lombadas físicas antes do início da descida no Contorno. Também será construída uma área de escape, à direita de quem desce, antes da ponte na SC-155, em parceria com o município. Será feito o aterramento de uma vala na lateral da SC-155 na saída do Contorno, onde a maioria dos caminhões se acidentou. Num primeiro momento não devem ser construídas caixas de brita em função do grande investimento.
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