Incremento ao turismo regional é debatido
-
- Palestras aconteceram no auditório do Consórcio Itá
Seminário discutiu opções mais sustentáveis para ampliar visitas ao município.
Foi realizado na quarta- feira, dia 27, em Itá, o 1° Seminário de Turismo Regional Sustentável. O evento foi organizado pelo Consórcio Itá, em parceria com a Associação dos Agentes do Turismo de Itá (Agetur), e contou com o apoio do Hotel Grand Suites Family Resort, Instituto DEL, Destino Itá, Turismo Itá e Acita.
O objetivo foi debater ideias e reunir agentes e promotores de turismo, além de entusiastas da área, oriundos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, compartilhando as boas práticas do turismo sustentável. Visitas a pontos turísticos também aconteceram.
As palestras foram realizadas no auditório do Consórcio Itá, no Centro de Divulgação Ambiental (CDA). Entre os destaques pela manhã o projeto de turismo integrando desenvolvido pelo Sebrae. O propósito é promover os municípios que já estão estruturados para o turismo. A consultora do Sebrae, Karla Hall, destaca que “na nossa região estamos trabalhando com 12 municípios, sendo 10 deles catarinenses e dois gaúchos. Esse projeto conta com várias ações para estruturação e desenvolvimento de rotas turísticas. O desafio é trazer turistas de regiões mais distantes que venham conhecer não somente um município, mas toda a região”.
Também foram apresentados exemplos de turismo sustentável, como as conquistas do programa Bandeira azul, Green Destination, Good Travel e Selo Verde. O gestor da Prainha de Itá, Lindomar Pritsch, destacou que “não é só o prêmio e a certificação, mas também o aprendizado que se leva e saber que sempre é necessário melhorar e evoluir para mantermos esse status”. Destaque ainda para exemplos de turismo receptivo, turismo religioso, hotelaria sustentável e turismo rural, entre outros temas debatidos.
O gerente do Consórcio, Itá Rene Bastos, enfatizou que “foi um evento importante para toda a região. O objetivo é fomentar e reforçar o turismo sustentável, criando conexões com os agentes”. Já a secretária de turismo de Itá, Veroni Dallelaste, lembrou que para se manter obtendo conquistas no turismo “precisamos sempre aprimorar, correr atrás das novidades e melhorar”.
Tarde guiada
Durante a tarde foi realizada uma visita guiada a Usina Hidrelétrica de Itá e passeio de barco no lago da Usina de Itá. No fim do dia também foi hasteada a Bandeira Azul na Prainha de Itá, reconhecida pelo segundo ano consecutivo como uma das únicas praias fora do litoral a passar pelos critérios de balneabilidade.
Deixe seu comentário