logo RCN

Prefeito avalia pleito e mandato

  • - Kiko não pretende integrar equipe do novo governo

Kiko Canale destaca que o fim da gestão será com obras.

A poucos dias de encerrar seu terceiro mandato à frente do Executivo de Seara, o prefeito Kiko Canale concedeu nesta semana uma entrevista ao Folhasete. Ele fez um balanço dos trabalhos da gestão, falou sobre as obras em andamento, a saúde financeira do município, a transição de governo e seus planos a partir de janeiro do ano que vem.
A primeira questão abordada pelo prefeito foi sobre as obras em andamento. Segundo ele, há dezenas de projetos em execução. “E todos são importantes”. Citou as reformas do Centro Comunitário e da Prefeitura, que estão em fase de conclusão, a nova farmácia e também o novo Posto de Saúde no Centro da cidade, previsto para ser entregue em novembro, além de diversas pavimentações, a reforma da Casa Colonial, melhorias na Rede Feminina e o início da construção do prédio de equoterapia junto ao CTG Seara e Pampa.
O chefe do Executivo destacou que há 33 obras importantes a serem iniciadas, todas já licitadas. “Temos desde poços artesianos, duas balanças rodoviárias em Nova Teutônia e Caraíba, campos de futebol, pavimentações e abertura de estradas no interior. Além disso, vamos instalar uma academia ao ar livre e um parque infantil nos dois distritos”, acrescentou.
Entretanto, a obra de maior relevância, segundo ele, é a construção do Centro de Inovação e Tecnologia no bairro Bela Vista. “Esse prédio nos colocará no mesmo nível de Concórdia em termos de cursos técnicos. Era meu compromisso e já está licitado. Espero entregar grande parte dessas obras ainda este ano, mas, caso não seja possível, o próximo prefeito fará as inaugurações. Tem obras em todas as áreas”, concluiu. Para a agricultura, informou que dez equipamentos no valor de R$ 345 mil serão entregues às associações para fortalecer o agronegócio.
Sobre as finanças públicas, Kiko Canale afirmou que estão equilibradas e que deverá deixar dinheiro em caixa para o próximo gestor. O processo de transição de governo já começou e ele tem trabalhado em conjunto com o novo prefeito eleito e o vice. “Praticamente já montamos o orçamento para o próximo ano. Tivemos várias conversas e estamos colaborando para garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível”, afirmou.
Ao ser questionado sobre o impacto do seu trabalho no resultado da eleição, Kiko acredita que houve influência positiva. Ele mencionou que pesquisas indicavam um índice de aprovação da gestão atual superior a 70%. “Sempre buscamos atender a comunidade com honestidade, responsabilidade, credibilidade e humildade. Por isso alcançamos essa avaliação, que considero muito boa”, concluiu.
Quanto ao futuro, a partir de janeiro de 2025, Kiko Canale, que é engenheiro civil, reafirmou sua intenção de se dedicar à profissão e à família. “Quero voltar ao meu escritório, além de continuar prestando consultoria para várias prefeituras na minha área de engenharia”, disse. No entanto, não descartou completamente a possibilidade de se candidatar novamente pelo partido, mas desta vez em âmbito estadual, já que recebeu convites anteriormente para disputar uma vaga na Alesc. Não pretende integrar o novo governo, mas garante que “vou auxiliar em tudo o que eu puder, tanto eu quanto o meu vice Flavio Ragagnin, contribuindo com nossa bagagem de experiência”.

Agradecimento

Kiko Canale encerrou a entrevista agradecendo a oportunidade e mostrou-se emocionado com a aproximação da despedida no compromisso de gerir a cidade. “Quero agradecer toda nossa equipe, todos os nossos colaboradores indistintamente, porque são bons profissionais e leais à nossa Administração, ouvindo e atendendo as demandas de Seara. Sempre tive muito respeito pela equipe, mas muito mais por toda comunidade que me deu a oportunidade de ser prefeito e vice por algumas vezes. Talvez pudesse fazer mais, mas acredito que fizemos o melhor. Hoje, Seara é um município respeitado em todo Estado pelo agro, pelo nosso produtor, pela indústria e o comércio e pela população, que trabalha muito”.

Talento regional  em destaque Anterior

Talento regional em destaque

MP instaura procedimento Próximo

MP instaura procedimento

Deixe seu comentário

Geral