logo RCN

Festa em Honra a São Cristóvão em Rui Barbosa

  • - Imagem sacra foi carregada por caminhoneiros

Celebração em reconhecimento a colonos e motoristas ocorreu no domingo.

Segundo a tradição Católica, São Cristóvão foi um homem de grande estatura e força física, que ajudava as pessoas a atravessar um rio turbulento. Certa vez, um menino pediu ajuda para atravessar. Durante a travessia, a criança, que estava em seus ombros, foi ficando cada vez mais pesada, quase impossível de carregar. Quando chegaram à outra margem, a criança revelou ser o próprio Jesus Cristo e explicou que o peso era o dos pecados do mundo.
Por essa história, São Cristóvão passou a ser conhecido como o protetor dos viajantes, incluindo motoristas e caminhoneiros, que buscam segurança em suas jornadas. Conforme o pároco de Seara, padre Itamar Belebom, “São Cristóvão continua inspirando e ajudando tantos homens e mulheres que fazem a travessia por este país de um lado ao outro transportando a produção, a riqueza, o alimento e levando aquilo que é tão necessário para a vida humana, para o consumo e sobrevivência. Que São Cristóvão, o portador do Cristo, possa ser também exemplo e testemunho para vocês, para que possam fazer as viagens protegidas, amparadas por Deus”. A mensagem foi transmitida aos fiéis e simpatizantes no último domingo, durante celebração realizada na comunidade de Rui Barbosa na Festa do Colono e Motorista. A programação reuniu mais de duas mil pessoas e contou com diversos momentos de fé, devoção e homenagens.
A 59ª edição do evento iniciou ainda no sábado com a bênção às empresas. No domingo, a concentração dos motoristas ocorreu cedinho, por volta das 7h, na ponte do Contorno Viário. Logo após, os caminhões e automóveis seguiram em procissão pelas ruas da cidade, saída para Chapecó e Contorno Viário. Na chegada a Rui Barbosa, os ministros realizaram a benção aos veículos, uma tradição para pedir proteção e segurança aos motoristas durante as viagens.
A organização ainda realizou um momento único e especial para quatro searaenses homenageados pela trajetória de vida, bem como devido à contribuição à comunidade de Rui Barbosa e à cidade de Seara. Cladir Mariani, motorista há 41 anos, recebeu uma placa em reconhecimento à dedicação na profissão. Seu Valdemar Bordignon, agricultor e líder comunitário, também teve seu legado reconhecido. Da mesma forma Nei Dal Pozzo, cuja família foi responsável pela doação do terreno para construção do clube de Rui Barbosa. E dona Aurora Domingas Poletto Giombelli, que ao longo da vida, contribuiu para o desenvolvimento do município.

Comunidade

O presidente da comunidade, Rosimar Bedin, fez questão de agradecer a todos que se empenharam para a realização do evento. “Agradecemos de coração a participação de toda a comunidade, bem como o importante apoio do empresário Desenho (Adão Kronbauer) na organização dos caminhoneiros, colonos, empresas, entidades, postos de combustíveis e demais colaboradores. Um agradecimento especial ao padre, aos ministros, à equipe de liturgia, ao grupo de canto, à imprensa e a todos que contribuíram com doações e trabalho, garantindo o sucesso da nossa festa”.

Evento ressalta importância da categoria Anterior

Evento ressalta importância da categoria

Melhorias  no acesso a Nova Teutônia Próximo

Melhorias no acesso a Nova Teutônia

Deixe seu comentário

Geral