Fim de semana decisivo
PRAZO Próximos dias serão marcados pela realização de convenções partidárias em Seara e região. Partidos devem definir os candidatos para o pleito municipal de outubro.
O fim de semana será decisivo para a definição dos candidatos que participarão do pleito eleitoral de outubro em Seara. Neste sábado acontecem as convenções dos três partidos de oposição. O PL tem convenção neste domingo.
A coligação oposicionista é formada por MDB, PT e PDT. A tendência é que o MDB indique o candidato a prefeito. O mais cotado é o ex-vereador Ladi Sgarbossa. O vice sairá do PT, que indicou o sindicalista Éder Tochetto, ou do PDT, que tem como pré-candidato o educador Eduardo Furlanetto. As convenções também indicarão os candidatos ao Legislativo. Os três partidos devem lançar nomes para disputa à Câmara de Vereadores.
No bloco governista o primeiro partido a realizar sua convenção foi o PSDB, que confirmou o nome do ex-secretário da Agricultura, Renato Tumelero, como candidato a prefeito. O partido não indicará nomes ao Legislativo. Na terça-feira foi a vez de outras duas siglas governistas realizarem suas convenções. O PSD definiu o ex -secretário da Saúde, Flávio Zolet, como candidato a prefeito, e o vereador Adão Kronbauer a vice. Já o PP confirmou a candidatura do vereador Beto Gonçalves a prefeito, tendo o vereador Luiz Benatti como vice.
O PL transferiu a sua convenção da última terça-feira para este domingo. O nome mais cotado para disputar a prefeitura pela legenda é o do contabilista Alcir Bonissoni.
Como haverá quatro nomes governistas para definir os dois candidatos da chapa majoritária, os partidos terão que chegar a um consenso, o que precisa acontecer até esta segunda-feira.
Veja os nomes escolhidos para a disputa à Câmara de Vereadores:
PSD: Eco Pelisson, Eliseu Arend, Leandro Muller, Nelson Carpe da Silveira, Sebastião Ilha, Volmir Francisco Oto, Darciane dos Santos e Dirlei Giombelli Wildner.
PP: Arthur Bach, Ciro Fernando Franke, Ediandra Mascarello Deprá, Julio Antonio Canal, Katyuscia Jung, Jovenir Smaniotto, Loreni Pinkoski Dalago, Marco Antonio Mariani, Marco Antônio Viott, Neudi Trevisol e Rosane Burnier Rowe.
Registro
Os partidos e coligações têm até o dia 15 de agosto para fazer o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. A campanha política propriamente dita inicia no dia 16 de agosto.
Cauduro enfrentará Zanco em Arvoredo
Arvoredo foi o primeiro município da região a definir os candidatos a prefeito e vice de forma oficial. Os partidos de oposição realizaram suas convenções no dia 24 de julho.
O empresário Agenor Zanco (PL) irá liderar a chapa majoritária, com a vereadora Neusa Picolli (União Brasil) como candidata a vice. O bloco terá ainda PSD, PSB e PSDB. Para o Legislativo foram indicados no PL Gentil Picolli, Juliana Rios Pelizzari, Gilberto Soave, Claudete Solforoso, Celso Nunes, Jacson Michelon e André Parisotto. No PSD serão lançados Claudimar Simoni, Edemar Rowe, Domingos Battiston, Eleandro Berno, Sebastião Juvenil Vieira, Cleiton Paloschi, Edivane da Silva, Idineia Regina Caovilla e Alexandra Alves.
No dia 26, MDB, PT e PP realizaram suas convenções. Os candidatos a prefeito e vice são do MDB e do PT. O ex-prefeito Airton Cauduro encabeça a chapa, com o ex-secretário da Agricultura, Gilberto Bedendo, como candidato a vice. Para a Câmara de Vereadores foram indicados pelo MDB Adair Pozzer, Ademir Bavaresco, Deomir Mausolf, Giovani Conte, Graciele Caovilla, Ivan Sczesny, Marisa Nardi, Jucélia de Souza, Neudi Zatta, Roberto Nardini. O PT lançará à Câmara Ediana Maria Mascarello, Daniele Menin, Claudir Falk, Neoseri Domingos Caviglion, Idevete Paulo de Oliveira, Loreno José Scartezini e Vilmar Trevisan.
Airton Cauduro e Agenor Zanco já estiveram do mesmo lado. Eles foram prefeito e vice na gestão 1997/2000.
Os próximos dias também reservam as convenções partidárias em Itá, Paial e Xavantina. Em Itá a tendência é que se enfrentem o prefeito Clemor Battisti (PL), concorrendo à reeleição, com a ex-secretária de Administração, Joice Sartoretto Zotti (Podemos), como vice, contra a dobradinha formada pelo ex-prefeito Egídio Gritti (PP), que terá como vice o vereador Romeu de Oliveira (MDB). O PSDB define sua situação na convenção do fim de semana. Em Paial o ex -prefeito Adelmo Braatz (MDB) e o vereador Edson Plauth (PSD) devem ser confirmados no fim de semana como candidatos a prefeito e vice pela coligação governista. A oposição pode ter duas candidaturas. O PT lançará o empresário Laudecir Mendes a prefeito. O vice será Jandir Cromianski, do PP. O PL também fará convenção para definir a possibilidade de candidatura de Dhoni Pomerenning.
Em Xavantina PL e PT homologarão as candidaturas do ex -prefeito Ari Parisotto como cabeça de chapa, tendo o vereador Valdenir Marchioro concorrendo a vice. PSDB, PP e PSD farão suas convenções para definir os candidatos a prefeito e vice. Quem também realizará o encontro para definir seu futuro é o MDB.
Definições
Em Lindóia do Sul devem ser confirmados os nomes do prefeito Neudi Bertol (MDB) a prefeito, que tentará a reeleição, com Vanderlei Dal Bello (PT) a vice. Na oposição Flávio Benini deve concorrer a prefeito, com Márcio Canton a vice, ambos do PL. Em Ipumirim o PL tem vários nomes para encabeçar a chapa majoritária. Além do prefeito Hilário Reffatti, aparecem Mauri Delai, Everton Kugelmeier e Osvino da Costa. Na oposição Nilo Bortoli deve concorrer a prefeito pelo PT, com Marineide Pilatti (PSDB) como vice. O PP deve lançar Valdir Zanella (PP) a prefeito, com Nei Schimidt (MDB) a vice. A tendência é de três candidaturas a prefeito em Ipumirim. Em Arabutã o vice Olgin Metz (PL) irá a prefeito, com Ivan Kaiber (PP) como vice. Na oposição Gerson Artifon e Felipe Patzlaff, do MDB, devem ser confirmados. Já em Concórdia também devem ser confirmadas três chapas. O PL deve oficializar o deputado Edilson Massocco ou o vereador Fábio Ferri. Entre os partidos governistas, Fabiano Caitano (PSD) deve ser indicado a prefeito, com Fernando Busetto (PSDB) como vice. E o PT deve confirmar para prefeito Mauri Maran, com Neuri Santhier como candidato a vice. As definições ocorrem neste fim de semana.
Deixe seu comentário