logo RCN

Fim de semana decisivo

PRAZO Próximos dias serão marcados pela realização de convenções partidárias em Seara e região. Partidos devem definir os candidatos para o pleito municipal de outubro.

O fim de semana será decisivo para a definição dos candidatos que participarão do pleito eleitoral de outubro em Seara. Neste sábado acontecem as convenções dos três partidos de oposição. O PL tem convenção neste domingo.

A coligação oposicionista é formada por MDB, PT e PDT. A tendência é que o MDB indique o candidato a prefeito. O mais cotado é o ex-vereador Ladi Sgarbossa. O vice sairá do PT, que indicou o sindicalista Éder Tochetto, ou do PDT, que tem como pré-candidato o educador Eduardo Furlanetto. As convenções também indicarão os candidatos ao Legislativo. Os três partidos devem lançar nomes para disputa à Câmara de Vereadores.

No bloco governista o primeiro partido a realizar sua convenção foi o PSDB, que confirmou o nome do ex-secretário da Agricultura, Renato Tumelero, como candidato a prefeito. O partido não indicará nomes ao Legislativo. Na terça-feira foi a vez de outras duas siglas governistas realizarem suas convenções. O PSD definiu o ex -secretário da Saúde, Flávio Zolet, como candidato a prefeito, e o vereador Adão Kronbauer a vice. Já o PP confirmou a candidatura do vereador Beto Gonçalves a prefeito, tendo o vereador Luiz Benatti como vice.

O PL transferiu a sua convenção da última terça-feira para este domingo. O nome mais cotado para disputar a prefeitura pela legenda é o do contabilista Alcir Bonissoni.

Como haverá quatro nomes governistas para definir os dois candidatos da chapa majoritária, os partidos terão que chegar a um consenso, o que precisa acontecer até esta segunda-feira.
Veja os nomes escolhidos para a disputa à Câmara de Vereadores:

PSD: Eco Pelisson, Eliseu Arend, Leandro Muller, Nelson Carpe da Silveira, Sebastião Ilha, Volmir Francisco Oto, Darciane dos Santos e Dirlei Giombelli Wildner.
PP: Arthur Bach, Ciro Fernando Franke, Ediandra Mascarello Deprá, Julio Antonio Canal, Katyuscia Jung, Jovenir Smaniotto, Loreni Pinkoski Dalago, Marco Antonio Mariani, Marco Antônio Viott, Neudi Trevisol e Rosane Burnier Rowe.

Registro

Os partidos e coligações têm até o dia 15 de agosto para fazer o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. A campanha política propriamente dita inicia no dia 16 de agosto.


Cauduro enfrentará Zanco em Arvoredo

Arvoredo foi o primeiro município da região a definir os candidatos a prefeito e vice de forma oficial. Os partidos de oposição realizaram suas convenções no dia 24 de julho.

O empresário Agenor Zanco (PL) irá liderar a chapa majoritária, com a vereadora Neusa Picolli (União Brasil) como candidata a vice. O bloco terá ainda PSD, PSB e PSDB. Para o Legislativo foram indicados no PL Gentil Picolli, Juliana Rios Pelizzari, Gilberto Soave, Claudete Solforoso, Celso Nunes, Jacson Michelon e André Parisotto. No PSD serão lançados Claudimar Simoni, Edemar Rowe, Domingos Battiston, Eleandro Berno, Sebastião Juvenil Vieira, Cleiton Paloschi, Edivane da Silva, Idineia Regina Caovilla e Alexandra Alves.

No dia 26, MDB, PT e PP realizaram suas convenções. Os candidatos a prefeito e vice são do MDB e do PT. O ex-prefeito Airton Cauduro encabeça a chapa, com o ex-secretário da Agricultura, Gilberto Bedendo, como candidato a vice. Para a Câmara de Vereadores foram indicados pelo MDB Adair Pozzer, Ademir Bavaresco, Deomir Mausolf, Giovani Conte, Graciele Caovilla, Ivan Sczesny, Marisa Nardi, Jucélia de Souza, Neudi Zatta, Roberto Nardini. O PT lançará à Câmara Ediana Maria Mascarello, Daniele Menin, Claudir Falk, Neoseri Domingos Caviglion, Idevete Paulo de Oliveira, Loreno José Scartezini e Vilmar Trevisan.

Airton Cauduro e Agenor Zanco já estiveram do mesmo lado. Eles foram prefeito e vice na gestão 1997/2000.

Os próximos dias também reservam as convenções partidárias em Itá, Paial e Xavantina. Em Itá a tendência é que se enfrentem o prefeito Clemor Battisti (PL), concorrendo à reeleição, com a ex-secretária de Administração, Joice Sartoretto Zotti (Podemos), como vice, contra a dobradinha formada pelo ex-prefeito Egídio Gritti (PP), que terá como vice o vereador Romeu de Oliveira (MDB). O PSDB define sua situação na convenção do fim de semana. Em Paial o ex -prefeito Adelmo Braatz (MDB) e o vereador Edson Plauth (PSD) devem ser confirmados no fim de semana como candidatos a prefeito e vice pela coligação governista. A oposição pode ter duas candidaturas. O PT lançará o empresário Laudecir Mendes a prefeito. O vice será Jandir Cromianski, do PP. O PL também fará convenção para definir a possibilidade de candidatura de Dhoni Pomerenning.

Em Xavantina PL e PT homologarão as candidaturas do ex -prefeito Ari Parisotto como cabeça de chapa, tendo o vereador Valdenir Marchioro concorrendo a vice. PSDB, PP e PSD farão suas convenções para definir os candidatos a prefeito e vice. Quem também realizará o encontro para definir seu futuro é o MDB.

Definições

Em Lindóia do Sul devem ser confirmados os nomes do prefeito Neudi Bertol (MDB) a prefeito, que tentará a reeleição, com Vanderlei Dal Bello (PT) a vice. Na oposição Flávio Benini deve concorrer a prefeito, com Márcio Canton a vice, ambos do PL. Em Ipumirim o PL tem vários nomes para encabeçar a chapa majoritária. Além do prefeito Hilário Reffatti, aparecem Mauri Delai, Everton Kugelmeier e Osvino da Costa. Na oposição Nilo Bortoli deve concorrer a prefeito pelo PT, com Marineide Pilatti (PSDB) como vice. O PP deve lançar Valdir Zanella (PP) a prefeito, com Nei Schimidt (MDB) a vice. A tendência é de três candidaturas a prefeito em Ipumirim. Em Arabutã o vice Olgin Metz (PL) irá a prefeito, com Ivan Kaiber (PP) como vice. Na oposição Gerson Artifon e Felipe Patzlaff, do MDB, devem ser confirmados. Já em Concórdia também devem ser confirmadas três chapas. O PL deve oficializar o deputado Edilson Massocco ou o vereador Fábio Ferri. Entre os partidos governistas, Fabiano Caitano (PSD) deve ser indicado a prefeito, com Fernando Busetto (PSDB) como vice. E o PT deve confirmar para prefeito Mauri Maran, com Neuri Santhier como candidato a vice. As definições ocorrem neste fim de semana.

Eleição em Seara terá Beto contra Sgarbossa Anterior

Eleição em Seara terá Beto contra Sgarbossa

Partidos definem convenções Próximo

Partidos definem convenções

Deixe seu comentário

Geral