logo RCN

Prefeito projeta novos investimentos

  • - Kiko Canale faz balanço positivo de sua gestão que encerra em 31 de dezembro

Saúde, Educação e o Agronegócio são prioridade do governo municipal.

Seara completou 70 anos de emancipação na quarta-feira, dia 3 de abri. Já são sete décadas de história, progresso e desenvolvimento.
Em entrevista ao Folhasete nesta semana, o prefeito Kiko Canale avaliou o momento do município, as prioridades para este último ano de governo e reforçou o convite para que a população local e regional participe da Efaics 2024 - Confira:

FS - Como o Sr. analisa o atual momento do município?
Kiko: É um momento muito importante. Completar 70 anos de um município que vive uma crescente na economia e que hoje está entre os maiores do Estado no movimento econômico e movimento agropecuário é muito bom. Estamos muito felizes com os investimentos realizados, tanto na iniciativa privada quanto na esfera pública e no agronegócio. A união de de esforços faz com que o município cresça. Seara é conhecida mundialmente por sua marca, mas também reconhecida na região e no Estado pela sua estrutura econômica”.

FS - Na sua avaliação, quais são os pontos fortes de Seara hoje?
Kiko: Um dos principais pontos fortes hoje, além da educação e da saúde, é o agronegócio. Seara está em quarto lugar em movimento econômico de Santa Catarina graças ao agronegócio e são poucos os municípios que tem a graça de estar num momento assim. Tudo isso é graças ao investimento do nosso produtor. Também podemos citar a saúde, com tudo que foi desenvolvido, como cirurgias, exames, medicamentos, mais médicos e profissionais. E na educação, onde também houve um desenvolvimento muito grande, aumentamos o número de creches, vagas, melhorias em estudo técnico além das melhorias na infraestrutura. Cito também o social, com o trabalho voltado às pessoas, e a cultura e o esporte, com mais atividades.

FS - E onde precisamos evoluir?
Kiko: Hoje nós temos um projeto muito grande, que é para a construção de uma terceira via para acesso aos bairros, ao lado do fórum. Essa é a evolução que nós temos que ter. Houve algumas mudanças de trânsito que melhoraram a acessibilidade, mas esse é o projeto que nós tínhamos pronto com o governo passado, com R$ 20 milhões de recursos, porém não recebemos nada. O projeto está pronto. É dinâmico, um projeto com um investimento grande, com indenizações e retiradas de casas. Adquirimos parte dos terrenos da rua Catarinense até a Herculano Zanuzzo para dar sequência à obra. Sabemos que isso é fundamental para acessibilidade na cidade. No interior a gente deve continuar reabrindo as estradas, pois hoje entram carretas e nossas rotas não resistem. Acredito também que teríamos que ter mais equipamentos ou fazer um centro maior de saúde dentro do hospital.

FS - Este tem sido um ano de grandes investimentos na Educação...
Kiko: Exatamente. A educação, como em várias outras secretarias, foi dada muita atenção. Educação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer cidade. Precisamos nossos filhos cada vez mais preparados e que se mantenham no estudo em nossa cidade. Temos graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos e outras capacitações. Evoluímos muito. Reformamos e ampliamos a estrutura física e continuamos investindo em prédios públicos.

FS - Um dos setores mais criticados do Governo hoje é a situação das estradas rurais. Como o Sr. avalia esse quadro?
Kiko: As críticas fazem parte do jogo. A gente está dando a volta por cima. Se for uma crítica construtiva, a gente sempre vai aceitar. Sabemos que as estradas foram bastante castigadas pelas intempéries. Não é culpa do prefeito, do vice, vereador ou da comunidade. Mas lembramos que a natureza também nos traz muitos benefícios e a gente não pode se queixar disso. Então vamos dar a volta por cima e trabalhar. Sempre trabalhamos pelo bom atendimento e pela humanização.

FS - De forma geral, que investimentos estão previstos ainda para este ano na cidade e no interior?
Kiko: Devemos em breve iniciar as obras para reforma e melhorias no Centro Comunitário. Vamos iniciar com os trabalhos necessários de escavação na parte externa, pois também tem a igreja funcionando no local e vamos respeitar. Além disso, vamos dar sequência à reforma do prédio da prefeitura.

FS - Estamos em plena semana do aniversário do município. O destaque com certeza é a Efaics neste fim de semana?
Kiko: Exatamente. Temos 100 anos de colonização desde 1924 e depois a emancipação, onde já são 70 anos. O crescimento de nosso município é invejável em Santa Catarina. Valorizo todos os prefeitos que passaram e fizeram sua parte e a gente fez a nossa. E, claro, neste fim de semana tem a Efaics, que faz parte do aniversário de 70 anos. A Efaics é realizada a cada dois anos, graças ao empenho de todos e cito a CDL, ACIS, prefeitura e toda a nossa equipe que trabalha junto. Vamos mostrar o que temos de bom à nossa comunidade. Nunca tivemos uma estrutura como a desse ano e será uma grande feira.

FS - O Sr. está chegando ao final do seu segundo mandato e não poderá concorrer à reeleição. Chega a este momento com a sensação do dever cumprido?
Kiko: Acredito que todo e qualquer governante sempre gostaria de fazer mais, mas se formos pegar nosso plano de governo foram feitas muitas coisas que nem estavam no planejamento. É claro que algumas não conseguimos fazer, como a terceira via para acesso aos bairros, mas acredito que sim, o sentimento é de dever cumprido, com muitas obras, realizações e o atendimento ao público, que é fundamental. Passamos por momentos difíceis na pandemia e com a dengue, mas superamos e nos reerguemos.

Um fim de semana muito especial Anterior

Um fim de semana muito especial

Data com forte simbologia é marcada por grandes eventos Próximo

Data com forte simbologia é marcada por grandes eventos

Deixe seu comentário

Geral