Simulado de emergência
-
- Exercício de evacuação emergencial com moradores das zonas de autossalvamento
USINA Ação realizada pelo Consórcio Itá reuniu lindeiros da UHE.
O Consórcio Itá realizou no sábado, dia 27 de abril, um treinamento de simulado de emergência. Foram simuladas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Itá.
Também foram repassadas informações aos moradores localizados em áreas que seriam atingidas pela elevação das águas. Com apoio da Defesa Civil e liderança técnica da ENGIE Brasil Energia, operadora e sócia do Consórcio, o simulado envolveu as comunidades localizadas nas zonas de autossalvamento, com moradores de linhas Borboleta Baixa e Passo do Uvá, em Itá, e ainda as localidades de Bem-te-vi, em Aratiba, e Campo Alegre, em Barra do Rio Azul.
Conforme o novo gerente da Usina Hidrelétrica Itá, Rui Biavatti, o exercício de simulado integra um conjunto de medidas preventivas que garantem a segurança da população local. As atividades estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDEC) e a Política Nacional de Segurança de Barragens. Biavatti ressaltou que “o objetivo foi treinar a população em relação ao autosalvamento, ou seja, em uma condição hipotética de um rompimento da barragem essa população ter condições de sair de casa e se deslocar até os pontos de encontro em locais seguros”.
O treinamento de simulado deve ocorrer a cada três anos e todos os moradores serão avisados antecipadamente sobre data e horário por meio do Consórcio Itá e da Defesa Civil. O gerente do Consórcio Itá, Rene Bastos, salientou que a iniciativa possui caráter preventivo. “Visamos a segurança de todos que residem no entorno da Usina Hidrelétrica Itá para que a população esteja preparada para uma eventual emergência real, mas reforçamos que a usina encontra-se em perfeitas condições de funcionamento”.
Para o coordenador regional da Defesa Civil, Adilson de Oliveira, o simulado é uma exigência legal e com ações internas e externas. “Dispondo de um planejamento prévio. O treinamento dos agentes e a informação à população sobre os riscos aumenta as chances de preservação das vidas e da integridade física das pessoas”. Adilson destacou ainda que “de uma forma geral o simulado foi bem sucedido. A população de Itá está de parabéns, pois o índice de participação ficou na casa de 85%. Foi o mais alto já registrado em simulados”.
As ações contaram ainda com apoio da empresa PD Fundiário e Territorial. Nilson Berticelli, Gestor Fundiário da empresa, destacou “que nossa expectativa era a participação de 115 moradores nos pontos de encontro e 113 foram até lá. De uma maneira geral, a avaliação é positiva”.
Moradores
O simulado contou com voluntários, técnicos e funcionários da Usina, Defesa Civil, Consórcio Itá, Bombeiros, Polícia Militar e a população ribeirinha. Equipes de voluntários e técnicos da Usina foram divididos em grupos, que se espalharam por 22 pontos de autossalvamento. Entre 9h30 e 10h as sirenes foram acionadas, simulando uma situação de emergência. Os moradores, previamente informados, deixaram suas casas e foram até os pontos de encontro, onde receberam informações e preencheram um questionário. Em um dos pontos de encontro, em linha Borboleta Baixa, a moradora Janete Neves aprovou a ação. “É bom participar e estar informada do que pode acontecer. Deu para ouvir bem a sirene. Chegamos ao ponto seguro em pouco minutos”.
Deixe seu comentário