logo RCN

Clemor e Dico devem se enfrentar

  • - População itaense voltará às urnas em outubro

Atual prefeito deve disputar a prefeitura com um ex-chefe do Executivo.

Em Itá, os partidos políticos têm discussões aceleradas em torno das eleições municipais de outubro. Nesta semana o Folhasete ouviu os presidentes das legendas em situação regular com a Justiça Eleitoral.

A coligação governista deve manter a chapa que venceu as eleições em 2020. O prefeito Clemor Battisti (PL) deve concorrer à reeleição, repetindo a dobradinha com o vice Moacir Sartoretto (Podemos). Joice Sartoretto deixou a Secretaria de Administração e também é alternativa para a chapa majoritária. O presidente do PL, Cléo Mocellin, destacou que o partido deve se manifestar oficialmente nos próximos dias sobre a corrida eleitoral. Já o presidente do Podemos, Jonas Vortmann, confirmou a manutenção da coligação e a busca por novas adesões.

Na oposição um dos nomes mais cotados é o do ex-prefeito Egídio Gritti (PP), o Dico, que preside o PP. Ele confirmou a intenção de concorrer à prefeitura itaense. Do ponto vista legal, o ex-prefeito acredita estar apto a disputar o pleito. A dúvida surgiu em função de uma condenação anterior. O MDB deve coligar com o PP. O presidente do partido, Valmir Burnier, destacou que em breve os emedebistas escolherão o vice na chapa que será liderada por Gritti.

Outro partido com possibilidade de lançar candidato a prefeito é o PSDB. O presidente da sigla, Sadi Pichetti, informou que a ex-prefeita Leide Mara Bender é o nome favorito para a majoritária. As outras possibilidades são Thiago Bergamaschi, Neuro Bach e Vandra Maraschin. Pichetti disse que o partido negocia com o governo e também com a oposição uma possível coligação.

O presidente do Cidadania, Alex Rudniski, não retornou as mensagens da reportagem. No início do ano ele havia informado que seu nome estava à disposição para disputar a prefeitura. Já a presidente do PT, Rozani Schiavini, informou que o foco do partido nestas eleições é a disputa ao Legislativo. Ela admitiu que o PT foi procurado por outras siglas e que deve se aproximar de quem oferecer oportunidades iguais para todos os integrantes da coligação e de quem tiver ideias parecidas com as do Partido dos Trabalhadores. Em caso de composição com outros partidos, a presidente disse que o PT tem nomes também para compor a majoritária.


Eleitorado

Itá tem uma população de 7.067 habitantes. O município tem 5.858 eleitores.

ELEIÇÕES 2024 - As negociações no Vale da Produção Anterior

ELEIÇÕES 2024 - As negociações no Vale da Produção

Justiça Eleitoral busca mesários voluntários Próximo

Justiça Eleitoral busca mesários voluntários

Deixe seu comentário

Geral