logo RCN

Mello recebe pleitos dos prefeitos

Mobilização integrou o projeto Santa Catarina levada a sério

Os 14 prefeitos do Alto Uruguai Catarinense se reuniram na última terça-feira com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. O encontro ocorreu na sede da Amauc durante agenda da comitiva estadual na Capital do Trabalho.
Cada liderança teve a oportunidade de apresentar as demandas de seu município em conversa reservada com o chefe do Executivo do Estado. O prefeito de Seara, Beto Gonçalves, relatou ao Folhasete que a visita foi produtiva. “Nós levamos vários pleitos, entre eles a revitalização da Avenida Paludo, no trecho que compreende a portaria da JBS até a saída para Itá, próximo à Elétrica Filippi. Essa é uma grande obra de valor agregado, pois trata-se de uma verdadeira revitalização com trabalho de base, uma vez que ali tem um tráfego muito pesado de caminhões. Solicitamos também a conclusão da pavimentação da subida de Rui Barbosa até o Contorno Viário, esse trecho que dá em torno de 800 metros que falta ser concluído ainda, uma vez que também nesse ponto temos grande movimentação de veículos”.
Ainda esteve na pauta a troca do telhado e revitalização do Ginasinho, que é de propriedade do Estado, e a cobertura da Praça Henriqueta Nardi Zanuzzo, no bairro São João. “Esse local tem para espaços de lazer, realização da Feira Noturna, a Feira Gastronômica e grandes eventos que têm atraído o público”.
O município também solicitou uma ambulância, uma Van para transporte dos pacientes e dois veículos pequenos para a Saúde, além de um trator de esteira, um rolo compactador e trator agrícola para o interior. De acordo com Beto Gonçalves, os pedidos ultrapassam R$ 11 milhões. “A gente fica na expectativa agora da liberação. O governador já sinalizou positivamente, mas claro que tem todo o trabalho de encaminhamento de documentação, toda a parte burocrática, depois licitações, para que isso, de fato, seja colocado em prática”.
Já o prefeito de Xavantina, Valdenir Marchioro, o Pacheco, comenta que “foi um momento muito importante para o nosso município. Tivemos essa conversa, bem acessível, de forma bem simplificada, em que a gente apresentou várias demandas e fomos contemplados em boa parte dos projetos”. Acrescenta que há a necessidade de algumas ações por parte da Casan, como a perfuração de um poço profundo e mais um reservatório de água. “Há uma demanda de água de Linha das Palmeiras também, que ficou encaminhado para a gente avaliar”.

Expansão

O prefeito de Xavantina, Valdenir Marchioro, destacou ainda recursos via Celesc para implantação de mais duas redes de energia trifásica para expansão no município. “Então, é um montante bem expressivo, que passa dos R$ 7 milhões de investimentos do Governo do Estado. Isso é muito bom e permite que a gente possa fazer uma gestão ainda melhor para a população, porque conseguimos suprir as necessidades da administração através de convênios com o Estado”.

Compromissos com Itá

No encontro da última terça-feira em Concórdia o prefeito de Itá, Clemor Battisti, e a viceprefeita Joice Sartoretto Zotti encaminharam ao Governo do Estado demandas nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Turismo. Foram solicitados recursos para a aquisição de uma torre de vídeo para pequenas cirurgias no Hospital São Pedro, além da construção de uma nova sede para a Secretaria Municipal da Saúde e Farmácia Básica. Na Educação, a solicitação é para reforma e ampliação da creche na Vila Gerasul, garantindo pelo menos 60 novas vagas. Outros pedidos entregues por Clemor e Joice incluem a continuidade dos projetos de pavimentação asfáltica e estruturação na região do Porto.
Conforme o prefeito, “o governador se sensibilizou com os municípios, principalmente Itá, onde a gente conseguiu recursos para ampliar a rede trifásica, para ajudar no tratamento da água com a Casan, para pavimentação, reformas, na educação e na ampliação da Unidade Básica de Saúde. Isso tudo traz benefícios para a nossa comunidade. São mais de 20 milhões que a gente estará investindo em nosso município, seja no interior ou na cidade, no turismo, na agricultura e em outros setores”.
Durante os atos oficiais, o governador Jorginho Mello destinou dois novos veículos para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Um Fiat Mobi foi destinado para serviços administrativos e vistorias, que será encaminhado ao quartel de Itá. Já uma caminhonete Ford Ranger 4×4, que virá para Seara, será utilizada no atendimento de ocorrências operacionais, especialmente em áreas de difícil acesso.

Seara tem novo delegado Anterior

Seara tem novo delegado

Foco é a proteção ao consumidor Próximo

Foco é a proteção ao consumidor

Deixe seu comentário

Geral