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Cobrança por melhorias

  • - Buracos maiores estão próximos à ponte

Obra é recente, mas já exige ações de manutenção do Estado.

Depois de várias reclamações da comunidade e de motoristas que trafegam pelo Contorno Viário de Seara, a reportagem do Folhasete percorreu nesta semana os 9,42 quilômetros do trajeto. Os principais pedidos são com relação à sinalização de declive, medidas para evitar acidentes próximo à ponte e a roçada nas margens da rodovia.

Logo no início do Contorno, entrando pelo trevo da SC-283 com a SC-155, próximo à Frigolaste, há uma placa de sinalização indicando o longo trecho em declive. Próximo ao quilômetro três, um deslizamento de terra e pedras estão no acostamento da via. Ao longo do caminho, o asfalto começa a apresentar desgastes e corrosões causados pelo tráfego pesado e pelas chuvas.
Na altura do quilômetro seis, próximo à propriedade de Alice Gris e da entrada para Encruzilhada Santa Cruz, há placas sinalizando mais uma vez o trecho em declive e orientando para uso do freio motor. O problema a partir desse ponto é que a vegetação às margens da rodovia impede a visualização das placas. No trajeto em descida há sinalização, mas não há visibilidade.

Outro ponto a se destacar são as sarjetas obstruídas em várias partes do Contorno. Em dias de chuva a situação se agrava, pois a água fica sobre a pista e o risco para aquaplanagem e acidentes é eminente. Na ponte, próximo à SC-155 entre Seara e Itá, há vários buracos na pista. Próximo dali, outro deslizamento de terra faz com que os motoristas tenham que desviar na pista.

De acordo com o engenheiro civil da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SEI), Giuliano de Azevedo Oliveira, os trabalhos no Contorno Viário estão previstos para os próximos dias. À reportagem, explicou que a empresa LCM Construções é a responsável pelos serviços de roçadas e manutenção na região de Concórdia. Os reparos e limpeza iniciaram pelo município de Piratuba e agora estão nas rodovias próximas a Seara. “Nossa equipe de roçada está na SC-154, entre o trevo da SC-283 e a cidade de Itá. Assim que chegar em Itá vai entrar na SC-155 e seguirá até o Contorno. Acredito que no máximo até a próxima semana devem chegar no local”. Já com relação ao tapa-buracos, a equipe responsável está na SC-283, próximo à ponte do rio Jacutinga. “A ideia é, chegando em Seara, fazer toda a recuperação do pavimento no Contorno também”. Acrescentou ainda que os deslizamentos na pista serão retirados.

Questionado sobre os outros trechos da região que precisam de reparos, o engenheiro afirmou que o local onde foi substituída a tubulação na altura de linha Ipiranga será pavimentado nos próximos dias e serviços paliativos foram feitos na SC-283, entre Seara e Arvoredo, embora já seja necessária uma nova operação tapa-buracos, pois o asfalto antigo não aguenta o tráfego pesado e as constantes precipitações. Informou também que a empresa Compasa Engenharia está constituindo canteiro de obras no km 58, próximo ao Posto Mattiello, para início da revitalização dos 27 quilômetro acesso a Arvoredo. “A empresa fará tapa-buracos emergenciais no trajeto enquanto a obra vai andando”.


Solicitação

O prefeito de Seara, Kiko Canale, falou sobre a necessidade de um trevo com iluminação adequada na interseção do Contorno Viário com a SC-155, entre Seara e Itá. “Desde o começo já fiz vários ofícios pedindo um trevo físico, uma rótula ou algo nesse sentido, para que o local tivesse mais segurança”. Sobre o assunto, o engenheiro civil da SEI, Giuliano de Azevedo Oliveira, disse que a pasta tem conhecimento do pleito, mas precisa passar primeiro pela área de projetos da Secretaria. “Hoje o que está previsto é o que está implantando, que é o trevo alemão” - sinalização viária composta por pinturas e tachões.

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