logo RCN

Festival com mais de 20 municípios

  • - “Tradição e fé” novamente encantou e emocionou

Seara sediou etapa regional do maior evento de dança de Santa Catarina.

A arte e a dança são capazes de expressar sentimentos, revelar mazelas e mostrar problemas da sociedade. Emocionam, alegram e provocam reflexões. No palco e na plateia, todas as emoções ficam afloradas.
Assim foi a fase Regional Oeste do Festival Escolar Dança Catarina, realizado nos dias 1° e 2 de novembro, no ginásio Carecão, em Seara, com a participação de 21 cidades. Todas as escolas presentes foram campeãs ou vice nas seis etapas mesorregionais realizadas nos últimos meses.
De acordo com os jurados, o nível das apresentações foi altíssimo. Compuseram a mesa avaliadora os renomados coreógrafos Leonardo Reis, Alexandra Klein, Leonardo Manoel, Kleber Ramos e Dayana Mello. Conforme Leonardo Manoel, “a gente viu nas duas noites aqui em Seara o nível de pesquisa dos professores. Além da pesquisa, transmitir para as crianças todas essas temáticas, que são muito fortes, como fome, seca, água e lixo. Vimos grupos que nos arrepiaram. Então, os professores estão cumprindo seu papel na pesquisa e na mediação desse conhecimento para o palco”.
Desde a edição do ano passado, o evento conta com três modalidades de dança: populares, temática 1 (baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela ONU) e temática 2 (livre). No Festival deste ano, assuntos relevantes foram retratados no palco, como a preocupação com o meio ambiente, violência, abuso e exploração de mulheres e crianças, suicídio, a indústria da beleza, transtornos de personalidade, guerra e luto. A alegria e a cultura também tiveram espaço com as danças gaúcha, alemã, italiana, boliviana, ucraniana, judaica, havaiana e afro-indígena-brasileira. Na etapa regional apresentaram-se os alunos do Ensino Médio (Juvenil) e de 11 a 15 anos (Infantil).
Destaque para a Escola Núcleo Deolindo Zílio de Seara, que mais uma vez encantou o público e conquistou várias premiações. O educandário levou o primeiro lugar com “Tradição e Fé”, segundo lugar com “Ponto Final” e dois troféus de coreógrafa destaque para a professora Caroline Grando. A jovem bailarina Taina Da Silva Serpa, da Escola Lira Camilla Petry, também foi premiada. Na região, escolas de Lindóia do Sul, Itapiranga, Santiago do Sul e Guaraciaba se destacaram nas duas noites de Festival. Para conferir a premiação completa do Dança Catarina em Seara escaneie os QRCodes.

Fesporte

O Festival de Dança Escolar é realizado pelo Governo do Estado, através da Fesporte. Conforme o coordenador geral do evento, João Biasotto, o evento passou por uma renovação ao incluir as temáticas. “É uma proposta mais pedagógica envolvendo a dança. Os grupos surpreenderam com a profundidade dos temas e a qualidade dos trabalhos”. João ainda agradeceu o município por sediar o Dança Catarina, os participantes e os coreógrafos.

Momento de justificar ausência Anterior

Momento de justificar ausência

ITÁ - Município obtém duas conquistas importantes Próximo

ITÁ - Município obtém duas conquistas importantes

Deixe seu comentário

Geral