logo RCN

Momento de justificar ausência

  • - Eleições municipais na 61a ZE aconteceram em turno único dia 6 de outubro

Já a posse dos novos prefeitos e vereadores deve acontecer em dezembro.

O compromisso de uma parte dos eleitores do Brasil não cessou no dia da votação das eleições municipais. Quem não votou nem apresentou justificativa no primeiro e segundo turnos, dias 6 e 27 de outubro respectivamente, tem 60 dias, a contar de cada turno, para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.
A chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, da 61ª Zona, que compreende ainda os municípios de Itá, Xavantina e Arvoredo, destaca que os prazos já estão contando. Para regularizar a situação, o eleitor pode justificar a ausência pessoalmente no Cartório ou pelo sistema Justifica no site do TSE. É preciso justificar separadamente cada ausência, “sendo que nos municípios da 61ªZE só tem um turno”.
A não justificativa traz algumas implicações. “Quem não justifica está sujeito à multa por ausência e pode também ter seu título eleitoral em situação irregular”. Após três ausências, o título é cancelado. “Por isso, é importante manter a situação sempre atualizada e regular”.
Há consequências para quem não vota, não justifica e nem paga as multas eleitorais. Nesses casos, a pessoa fica impedida de tirar o passaporte e a Carteira de Identidade, inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em escolas da rede pública, tomar posse ou receber remuneração em cargo público ou mesmo pedir documentos em embaixadas ou consulados.
Com relação às eleições municipais, o próximo passo é a diplomação dos prefeitos, vices, vereadores e suplentes. A diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados. Com o documento, os candidatos passam a estar aptos a tomar posse dos cargos para o qual foram eleitos.
Na 61ª ZE de Seara, segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Claudia Andreatta, a diplomação acontecerá dias 11 e 12 de dezembro, no Fórum. “Apenas os eleitos receberão o diploma impresso. Os demais poderão baixar do site tre-sc.jus.br.

Cadastro aberto

Claudia Andreatta lembra que as solicitações para novos títulos, transferências e regularização iniciaram na terça-feira, 5 de novembro, bem como a coleta biométrica para aqueles que ainda não o fizeram. “Para transferências, primeiro título e biometria o eleitor pode comparecer no Cartório Eleitoral, na rua Sétimo Casarotto, número 98, no centro, com um documento oficial com foto e um comprovante de residência”, destacou a chefe do Cartório Eleitoral. Mais informações pelo telefone (49) 9 8805-9529.

EDITAL Anterior

EDITAL

Festival com mais de 20 municípios Próximo

Festival com mais de 20 municípios

Deixe seu comentário

Geral