Obras estão atrasadas

-
- Celeridade na execução depende da licença para instalação de uma usina de asfalto
RODOVIA Secretaria de Infraestrutura garante que trabalhos serão acelerados.
A ordem de serviço para a revitalização da SC-283, no trecho de 27 quilômetros entre a cidade de Seara e o município de Arvoredo, próximo à ponte do rio Irani, foi assinada ainda no início de abril de 2024, pelo governador Jorginho Mello, durante a EFAICS. Porém, passado quase um ano do ato, a obra pouco andou e apenas 7% dos trabalhos foram realizados.
Entraves burocráticos, falta de licenças ambientas e de liberação por parte do Instituo do Meio Ambiente (IMA) atrasaram inclusive o início da execução, que somente ocorreu em agosto de 2024. Agora, a falta de licença para a instalação da usina de asfalto da empresa também deixa os serviços mais lentos.
As obras são executadas pelo Consórcio Compasa/Ellenco, com um orçamento inicial de R$ 136 milhões e um prazo para a conclusão de dois anos, podendo ser estendido por mais um ano. Conforme o coordenador de Infraestrutura Regional Oeste, Gilberto Tomasi, “as obras iniciaram no quilômetro 50, sentido Seara a Arvoredo, com trabalhos de alargamento, construção de base e trechos com terceira pista dentro da possibilidade da licença ambiental. Agora estamos dependendo de uma licença ambiental da pedreira, onde será instalada a usina de asfalto da empresa, que daí vai começar a aparecer o serviço”.
A usina ficará no trecho pertencente ao município de Arvoredo. “O local já foi escolhido e com a instalação de água, que é necessária para os trabalhos. A empresa já encaminhou todos os requisitos que o IMA estava solicitando para a instalação e acredito que, estando tudo nos conformes, na semana que vem já teremos um sinal verde para a emissão da licença e a partir daí, nós vamos cobrar com mais força da própria empresa para a agilidade nas obras”.
Tomasi explica que nos oito quilômetros iniciais, entre Seara e trevo de acesso a Nova Teutônia, a intenção é já deixar pronto em breve. “Está um pouquinho lento ainda, mas eu acredito que agora já vai deslanchar”. Explicou que haverá a construção de uma terceira pista em cerca de 30% do trecho, especialmente nos pontos mais críticos de subida, aumentando a capacidade de tráfego e dando mais fluidez no trânsito.
Com relação ao prazo para a conclusão da obra, ele se mostrou confiante e disse que “eu tenho essa expectativa (entre 24 e 36 meses), pois quando teremos todas as licenças concedidas, a empresa deve aumentar a velocidade dos trabalhos”.
Demais trechos
Já o trecho da SC-283 de Seara até o trevo de acesso a Arabutã ainda não foi licitado. “Está na programação”, conforme o coordenador de Infraestrutura Regional Oeste, Gilberto Tomasi. Ele destacou ainda que que a revitaliazação entre Concórdia e Arabutã não foi concluída e está praticamente parada, pois “a empresa que fazia a supervisão da obra rescindiu o contrato e o Estado vai ter que licitar de novo para retomar os trabalhos. No momento estamos fazendo obras de calçadas, meio-fio e ações paliativas. Neste trecho 40% da obra foram executados”. O único lote totalmente concluído no trajeto é entre Chapecó e a ponte do rio Irani, divisa com Arvoredo.
Deixe seu comentário