Dia Mundial da Água

-
- Educação ambiental faz parte das ações
Consórcio Lambari desenvolve ações visando a preservação do recurso.
Preservar. Esta é a palavra em evidência nos últimos tempos. Correr atrás do prejuízo e garantir a vida futura do planeta.
Neste contexto, o item mais precioso a ser defendido é a água, recurso outrora considerado finito, mas que está cada vez mais comprometido. Neste sábado, 22 de março, celebramos mais um Dia Mundial da Água.
Chamar atenção para a importância da água e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos significa tomar medidas para enfrentar a crise hídrica mundial. O Consórcio Lambari é uma das principais entidades que atua na região do Alto Rio Uruguai, protegendo os recursos hídricos, além das florestas e a biodiversidade. O Lambari consegue, desde sua criação em 2001, unir em um mesmo propósito na prestação de serviço aos municípios, assessoramento técnico em obras públicas, educação ambiental e recuperação de habitats. “Não é um exercício fácil analisar uma trajetória tão especialmente dedicada à preservação dos recursos naturais como a do Consórcio. No entanto, gostaria de destacar que um dos dados ambientais que fundamentou o nascimento desta Instituição foi o fato de que 80% das propriedades suinícolas da região estavam em desconformidade com a legislação ambiental e sanitária, o que exigia uma adequação. Hoje temos uma realidade muito diferente”, pontuou a diretora Marcela de Souza Leite.
O Consórcio Lambari também trabalhou auxiliando na implantação de aterros sanitários em conformidade com as normas legais, além da desativação e adequação dos antigos depósitos. “E o trabalho fomentando ações de saneamento básico segue de forma efetiva nos municípios”.
Dentre as diversas atividades encaminhadas pela diretoria e equipe técnica, especialmente dedicadas à preservação dos recursos hídricos da região, “estão os projetos para recuperar área degradadas (Prad) ou recompor a vegetação (REV), inclusive em áreas de preservação permanente, principalmente por solicitação da Promotoria Pública e do órgão ambiental, propostas de compensações pelas licenças emitidas, desassoreamento de cursos hídricos e licenciamento para implantação e interpretação de trilhas ecológicas”.
Outro destaque foi o acompanhamento do Diagnóstico Socioambiental dos municípios conveniados. Foi realizado em parceria com o município de Ipumirim o Seminário “Clima, Solo e Água”. Houve ainda a revisão das metas do Plano de Saneamento em parceria com a Aris, além da participação no Comitê do Rio Jacutinga.
Recomendações
A diretora Marcela lembra que o Dia Mundial da Água foi instituído com objetivo de incentivar a discussão de políticas e projetos voltados à conservação dos recursos hídricos e garantir por lei o direito ao ser humano de usufruir de saneamento básico e acesso à água limpa e segura. Em defesa desse recurso, ela sugere algumas ações básicas que contribuem com o propósito. “Separe os resíduos sólidos da sua casa, escola ou ambiente de trabalho e destine adequadamente, as matas ciliares precisam ser protegidas e as nascentes e os rios e preservados, reutilize a água da chuva. Evitar o desperdício e garantir a segurança hídrica também são obrigações de todos nós, lembrando que todas estas ações fazem a diferença no cenário da bacia hidrográfica e podem nos ajudar a enfrentar as mudanças do clima”.
Deixe seu comentário