logo RCN

Pauta relevante com práticas sustentáveis

  • - Andréia apresentou as cinco dimensões da sustentabilidade

EVENTO Terceira edição do Painel Agroempreendedor trouxe reflexões e oportunidades.

O Painel AgroEmpreendedor, realizado no último sábado em linha Salete, interior de Seara, trouxe várias reflexões e direcionamentos para os produtores rurais. O assunto em debate foi a sustentabilidade na agropecuária, suas inovações e oportunidades.

O evento, promovido pelo Núcleo do Agroempreendedor da ACIS de Seara, teve como convidada principal a engenheira agrônoma e pós-doutora, Andréia Tecchio. Conforme a palestrante, a sustentabilidade é discutida desde a década de 60 e, ao longo dos anos, vem ganhando cada vez mais relevância. De acordo com ela, um dos conceitos que melhor define o termo é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. “Ao mesmo tempo que é fácil de ser entendido, é complexo de ser executado. Quando temos dúvidas se estamos no caminho certo ou sobre a adoção de uma técnica, uma tecnologia ou de uma mudança de rumo, esse conceito teórico existe também para orientar as nossas ações práticas”. Andréia complementa fazendo uma reflexão. “Se eu mudar o meu sistema produtivo, essa mudança vai permitir que as gerações futuras recebam um ambiente mais equilibrado e mais saudável para a produção agropecuária ou não?”.

A engenheira agrônoma também comentou sobre as cinco dimensões da sustentabilidade que devem ser levadas em consideração na produção agropecuária. São elas, econômica, ambiental, cultural, política e social. A econômica diz respeito a melhoria de renda das famílias e a preocupação com a economia local e regional. A ambiental trata da utilização dos recursos naturais, preservação dos mananciais e solo e redução da contaminação por agrotóxicos, entre outros. No âmbito cultural fica em evidência o saber-fazer dos sistemas produtivos, bem como a valorização do gênero e das gerações. A dimensão política se refere aos espaços coletivos de tomada de decisão e a questão social remete à participação das mulheres na tomada de decisão e à qualidade de vida da população rural. Segundo Andréia, “hoje é necessário equilibrar as cinco dimensões para dizer que um sistema produtivo é sustentável”.

Os desafios também foram discutidos no Painel. “Os caminhos são muitos. Não existe uma receita pronta porque na nossa região temos, felizmente, uma diversidade de sistemas produtivos, de saber-fazer e questões culturais bastante arraigadas. Eu destaco que nós precisamos conhecer o que é sustentabilidade, estudarmos e olharmos para esse conceito teórico, mas que também remete a ações práticas. O segundo passo é diagnosticar nas unidades de produção em que estágio elas estão, o que é sustentável e o que não é. E num terceiro momento, fazer um planejamento visando a transição para a sustentabilidade, considerando as cinco dimensões”.


Propriedades

O evento realizado pelo Núcleo do Agroempreededor também apresentou dois cases de jovens produtores ruais de Seara. Daniel e Adrielly fazem parte da quarta geração da família Theobald. Eles comentaram sobre a apicultura, a agroindústria familiar, a criação de abelhas e a produção de nozes, desenvolvidas na propriedade. Já Daniel e Angélica Wehebrink falaram sobre a evolução da propriedade, a sucessão familiar e a implantação da tecnologia na atividade leiteira. O casal também representa a quarta geração da família.

Momento é de superação após acidente Anterior

Momento é de superação após acidente

Itá - Evento inédito com foco na sustentabilidade Próximo

Itá - Evento inédito com foco na sustentabilidade

Deixe seu comentário

Geral