logo RCN

Rodeio Crioulo reúne grande público

  • - Evento realizado no fim de semana teve grande participação do público

Evento do CTG Seara e Pampa teve música, religiosidade e muitas disputas.

Provas de laço, gineteadas, muita música, emoção e gastronomia típica gaúcha marcaram o último fim de semana em Seara. A 36ª edição do Rodeio Crioulo do CTG Seara e Pampa teve grande movimentação do público durante os três dias de evento.

Entre os destaques da programação esteve a abertura oficial no fim da tarde do sábado, com muitas homenagens. Fundadores do CTG, entre eles Ivo Dalle Laste, que faleceu ano passado, foram lembrados. Homenagem também à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Seara.

A chegada da imagem de Nossa Senha Aparecida na cancha de laço e a Oração da Ave Maria também emocionaram o grande público presente, apesar da chuva que caiu durante a tarde. Para concluir o momento especial, os alunos da Escola Núcleo Deolindo Zílio se apresentaram com um espetáculo de dança, fé e alegria.

Ainda no sábado o tradicional Fandango teve animação de Ronaldo do Acordeon e grupo Tropeirismo. Eles também animaram o público na domingueira. A gastronomia esteve presente com casa cheia, tanto para a feijoada no sábado ao meio-dia quanto no almoço do domingo. O domingo de sol levou grande público ao Rodeio.

Para o patrão do CTG Seara e Pampa, Flávio Tonello, “tentamos sempre fazer algo diferenciado. Agradecemos a todos pela colaboração: prefeitura, Câmara de Vereadores, ao público, Escola Deolindo Zílio pela bela apresentação, enfim, a todos que prestigiaram o Rodeio”. Conforme o patrão, “foram 81 equipes participando e um Rodeio nota 10. Milhares de pessoas prestigiaram a programação. Buscamos um gado selecionado para as provas de laço e só temos a agradecer”.

Presente na abertura do Rodeio, o coordenador campeiro da 12ª região do Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), Laércio Martins, valorizou o público. “É um orgulho estar aqui. O pessoal realmente participa em massa. Toda a programação, em especial a Oração da Ave Maria, é uma parte muito importante para a tradição gaúcha e não podemos perder nossos princípios”. O prefeito Kiko Canale destacou a importância de se manter as tradições e lembrou que o rodeio faz parte das festividades do aniversário do município.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Seara esteve presente no evento, sendo homenageada durante a Oração da Ave Maria pelos serviços voluntários prestados à comunidade searaense na conscientização, prevenção e apoio aos pacientes oncológicos. Conforme a presidente Neiva Gris Mariani, “no domingo, numa ação de parceria e solidariedade, o CTG destinou a portaria do Rodeio para arrecadação de fundos para a Rede Feminina. Foram arrecadados R$ 4.526,10, com doações espontâneas do público que compareceu ao evento”. Em nome de todas as voluntárias, a presidente agradeceu a patronagem do CTG pela oportunidade de divulgar o trabalho. “Gratidão a todos que contribuíram com doações, que serão aplicadas em projetos de prevenção e conscientização à saúde da mulher searaense, visitas, palestras, bem como manutenção da Instituição. Que parcerias como esta se multipliquem e frutifiquem”.

Nas disputas de laço, o primeiro lugar geral foi para a equipe do CTG Espelho da Tradição, do município de Xanxerê.


Prestígio

Quem foi ao CTG Seara e Pampa no fim de semana gostou das atrações. Para o searaene Ilson Evangelista, que sempre que pode prestigia os rodeios realizados em Seara, “neste ano foi muito bom, especialmente no domingo, com sol e muita gente”. Ele destacou que aprecia toda a programação, mas gosta especialmente das provas de laço e da Oração da Ave Maria”.

Outono deverá ser de neutralidade Anterior

Outono deverá ser de neutralidade

Prédio da prefeitura será averbado Próximo

Prédio da prefeitura será averbado

Deixe seu comentário

Geral