logo RCN

Vital para a humanidade

  • - Magri tem um cuidado especial com as nascentes da propriedade

Folhasete publica exemplos de quem trabalha pela preservação dos mananciais, como o agricultor Valdir Magri.

O Dia Mundial da Água, comemorado ontem, 22 de março, busca todos os anos sensibilizar a população para a preservação além da discussão de assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. E na Semana da Água nada melhor do que valorizar as boas práticas e ações de quem preserva os recursos hídricos.

Um bom exemplo é o do agricultor Valdir Magri, de linha Forquilha, interior de Seara. “Sempre fui muito defensor da preservação da água, até por que, sem ela nós não somos nada. Precisamos dela todo dia. É a base da vida”.

Magri ressalta que na propriedade mantém dois cursos d’água (sangas). “Sabemos da importância da preservação deste bem tão precioso. Cercamos os locais para que não haja a entrada do gado e também recuperamos a mata ciliar, o que melhora a qualidade e a quantidade da água”.

As nascentes da propriedade também estão bem preservadas, segundo Magri, com a instalação de fonte Caxambu. “Ainda temos o sistema de cisterna com a coleta da água da chuva, que é uma forma também de armazenar água para os momentos de seca”, explica.

Magri lembra que as nascentes e córregos abastecem a família e os animais das propriedades. “A propriedade tem 9,6 hectares e com um bom volume de água, que está bem preservada. Essa forma de cuidar das nascentes favorece também os moradores mais abaixo, que também dependem da água”.

Durante a semana o Comitê do Rio Jacutinga desenvolveu uma série de ações nos municípios abrangentes. O tema da Semana da água de deste ano foi “Contribuindo para um futuro melhor”. Conforme o presidente Comitê, Janiel Giron, “desenvolvemos várias ações nos munícipios para marcar a data e fazer com que a população reflita sobre esse bem tão precioso que temos”.

Janiel Giron lembrou a que “estamos comemorando a 11ª Semana da Água este ano. A Organização Mundial da Saúde está tratando o tema “Água para a paz”, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população em prol da preservação”. Janiel enfatizou que todas a ações e projetos só apresentam resultado positivo com o empenho da população, “evitando a poluição, o desperdício e outras ações de preservação”.

Entre as ações desta semana foram realizadas palestras a estudantes na UNC Concórdia e outras escolas do município. A Embrapa também desenvolveu em Concórdia o seminário “Dia Mundial da Água: projetos e ações estratégicas da Embrapa em recursos hídricos”. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Parque Fritz Plaumann apresentaram projetos voltados à preservação da água. Também houve palestras em Lindóia do Sul, Arabutã e Concórdia.

Neste sábado o IMA e o Parque Fritz Plaumann realizam o evento “Sociedade em Ação com coleta de resíduos sólidos”. A programação será concluída na semana que vem com mais palestras e apresentações de projetos na UNC Concórdia, e a Trilha da Água, nos dias 26 e 27 de março, no Parque de Exposições de Concórdia.


Saneamento

Ainda dentro da Semana da Água foi realizado ontem pela manhã, na Câmara de Vereadores de Seara, o lançamento do programa de Saneamento Rural “Diagnóstico da Potabilidade em Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água em Área Rural de Seara”.

Nova creche é inaugurada Anterior

Nova creche é inaugurada

IBGE divulga novas estatísticas de Seara Próximo

IBGE divulga novas estatísticas de Seara

Deixe seu comentário

Geral